v. 2 n. 2 (2021): Gestão e Inovação nos Desafios Atuais e Futuros da Educação
Gestão e Inovação nos Desafios Atuais e Futuros da Educação

O estudo sobre as condições de oportunidades sociais, políticas públicas e maneiras de organizar o percurso educativo de uma nação, faz-se em grande parte em instituições ou agências que aferem o grau de maturidade de tais preocupações e o planejamento para o seu aperfeiçoamento ou não, são universidades, agências externas, instituições multilaterais dentre outros; cujos “achados” são socializados por documentos de distintas formas ou objetivos. Para o propósito do presente Dossiê Temático, “Gestão e Inovação nos Desafios Atuais e Futuros da Educação”, a Docent Discunt reúne um conjunto de artigos selecionados, cujo conteúdo recortado abre lampejos para discussões sociais profundas, problematizações e encaminhamentos para se pensar as agendas, práxis e encaminhamentos da educação em sua contextualização social na e para além-fronteiras.

Edição completa
PDF

Expediente

1-7
Expediente
PDF

Editorial

Paulo Gomes Lima, Luciane Weber Baia Hees
8-13
Educação e contextualização social: agendas, práxis e encaminhamentos
PDF

Artigos

Anselmo Cordeiro de Souza, Carollina Martins Malta, Simone Sampaio da Costa, Cristina Zukowsky-Tavares, Elias Ferreira Porto
14-27
Primeiros Socorros para profissionais da Educação Infantil: Um estudo quase-experimental
PDF
Jefferson Antonio do Prado
28-39
As aproximações e contribuições de Norbert Elias para a educação a partir do conceito de interdependência, inter-relação, configuração, poder, habitus social e individualização
PDF
Milton L. Torres
40-48
A Contribuição de Galeno de Pérgamo para a História da Educação
PDF
Stella de Mello Silva, Claudeci de Souza Polceno, Rodrigo Oliveira Cabral da Silva
49-59
A Educomunicação como epistemologia no Ensino Híbrido da Educação Básica
PDF
José Márcio Silva Barbosa
60-76
Contribuições para o repensar a liderança e a inovação na gestão escolar
PDF
Renata Andrade Perão, Virginia Mara Próspero da Cunha
77-89
O atendimento educacional especializado: : um complemento na formação dos alunos da Educação Especial
PDF
Angela Martins
90-105
Ações afirmativas no Instituto Federal de São Paulo: análise de fontes documentais
PDF
Tatiane Aparecida Batista, Cristovam da Silva Alves
106-117
Percepção dos professores de Enfermagem acerca do uso de Metodologias Ativas
PDF
Adriana Teixeira Reis
118-124
Reflexões acerca da formação de diretoras e diretores de uma rede municipal de ensino
PDF
Fernanda Evelin Camarço de Souza, Sandra Lucia Ferreira, Luiz Dalmacir da Silveira
125-140
Estudos e pesquisas sobre avaliação institucional no Brasil: um estudo correlato
PDF
Maria Luize dos Santos, Washington Cesar Shoiti Nozu
141-162
Construção das políticas de educação especial inclusiva na Educação Profissional e Tecnológica
PDF
Luciana Vitor Cury, Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz
163-174
Pedagogia e Políticas Públicas de Educação: intersecção dos campos
PDF
Joene Vieira-Santos, Estevão Schultz Campos
175-183
Projeto Interdisciplinar entre Psicologia e Direito: Oficina de Produção de Conhecimento
PDF