https://revistas.unasp.edu.br/rdd/issue/feedDocent Discunt2022-10-03T10:57:25-03:00Francislê Neri de Souzafrancisle.souza@unasp.edu.brOpen Journal Systems<div style="text-align: justify;">A Revista Docent Discunt (RDD), <em>ISSN 2763-5163</em>, é um periódico semestral publicado pelo Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). A RDD tem como missão a divulgação do conhecimento científico na área de educação, didática e áreas correlatas de forma a expandir o pensamento e a prática educacional através de trabalhos originais da área ou que dialogam com as esferas do campo educacional. O periódico tem como intuito promover a divulgação do conhecimento no âmbito educacional e suas nuances, com enfoque nas linhas de pesquisa do mestrado: formação de professores e gestores educacionais. <p>A <strong>RDD</strong> é editada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). Adicionalmente, a UNASP mantem uma parceria internacional com a <a href="https://lp.unasp.br/andrews/" target="_blank" rel="noopener"><em>Andrews University </em>(Estados Unidos)</a>.</p> <p>A gestão editorial é gerenciada por meio do <em>Open Journal Systems</em> – OJS 3, sendo este software desenvolvido pelo grupo de pesquisa Public Knowledge Project (PKP) da Universidade British Columbia. <strong>Os artigos poderão ser submetidos em português, inglês e espanhol.<br /></strong></p> <p>Como forma de padronização de autoria, o Comitê Editorial deste periódico científico recomenda a inclusão do iD do ORCID no ato da submissão. O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: <a title="ORCID" href="https://orcid.org/register%20" target="_blank" rel="noopener">https://orcid.org/register</a>. O autor deverá aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: <em>http://orcid.org/0000-0002-1825-0097</em>). </p> <p><strong>e-ISSN</strong>: <a href="https://portal.issn.org/resource/ISSN/2763-5163" target="_blank" rel="noopener"><strong>2763-5163</strong> </a>| <strong>Ano de criação</strong>: 2020 | <strong>Área do conhecimento</strong>: Educação e áreas correlatas|<strong>Qualis</strong>: C (2017-2020)|</p> </div>https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1509A educação étnico-cultural nas instituições de educação superior2022-08-08T14:59:09-03:00Bianca Silva de Oliveirabiancassilvaoliveira08@gmail.comSilvia Cristina de Oliveira Quadrossilvia.oliveira@unasp.edu.br<p>O presente estudo trata-se de uma análise documental de caráter qualitativo, cujo objetivo é analisar como se cumpre e se aplica as legislações vigentes no tocante à temática de relações étnico-culturais na educação Superior. Para tanto, foi realizada uma triagem de instituições, na categoria de centro universitário, na plataforma e-MEC, que se localizavam na cidade de São Paulo, um total de 20, e, desses, foram selecionados para a pesquisa aqueles que disponibilizaram em seus respectivos sites, de forma completa, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), um total de seis. A análise desse documento foi realizada à luz do que é proposto pela legislação brasileira vigente sobre as questões étnico-culturais. Uma primeira categorização realizada foi temática, a partir das palavras-chave: “relações étnico-raciais”, “étnico-racial”, “africana”, “indígena”, “direitos humanos”, “cultura” e “diversidade”. Em seguida, categorizou-se as seis instituições em duas vertentes: cumprimento da legislação e atividades propostas. Os resultados da análise apontaram que o Plano de Desenvolvimento Institucional das Instituções aborda a questão, entretanto, nem todas apresentam formas concretas de realização das políticas propostas.</p>2022-10-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Docent Discunthttps://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1510Ensino da Matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista2022-08-08T15:19:54-03:00Emmanuel Zullo Godinhoprofemmanuelzullo@gmail.comHelio Vagner Gasparottohelio.vagner@unesp.br<p>A discussão das formas e metodologias para a aplicação do ensino de matemática bem como a questão da inclusão social dos alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista se faz necessária, pois há necessidade desses alunos em adquirir habilidades para o aprendizado da educação formal. O aluno autista enfrenta muitas dificuldades na aprendizagem, pois há uma falta de metodologia correta e concisa adaptada às suas necessidades. O objetivo central deste trabalho é proporcionar uma reflexão sobre o Método TEACCH dentro do ensino da matemática ao autista. Para a realização deste trabalho, foi efetuada uma pesquisa de caráter bibliográfico sobre os aspectos mais relevantes e significativos do Método TEACCH, assim como seus benefícios ao se trabalhar com crianças autistas. Conclui-se, então, que o método em questão facilita a aprendizagem dessas crianças de forma específica, possibilitando uma maior ampliação dos seus conhecimentos matemáticos e, consequentemente, uma maior interação com seu meio social.</p>2022-10-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Docent Discunthttps://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1511Lideranças participativas em Saúde e Educação2022-08-08T15:56:29-03:00Cristina Zukowsky Tavarescristina.tavares@unasp.edu.brRobson M. Marinhomarinho@andrews.eduCamila Aguiarcamilaaguiar.santana29@gmail.comRosana Aparecida Salvador Rossitrosana.rossit@unifesp.br<p>O desafio da liderança não se apresenta menor no cenário dos profissionais de educação e na saúde de forma geral. O apoio concedido aos profissionais para a implementação de inovações na liderança e gestão relacionadas às práticas colaborativas interprofissionais e interorganizacionais em saúde e educação crescem a olhos vistos. A pesquisa teve como objetivo investigar estudos em liderança para o enfrentamento de complexos desafios em saúde e educação por meio de trabalhos em equipe, colaborativos, participativos e interprofissionais. Trata-se de estudo de revisão da literatura nas Plataformas Scielo e Biblioteca Virtual de Saúde entre os anos de 2015 e 2019 em português, inglês e espanhol com os termos de busca liderança em saúde e educação, com especial atenção aos processos participativos e colaborativos na constituição das lideranças. Aplicados os critérios de seleção, foram obtidos 30 artigos completos para análise final. Há uma crescente busca de lideranças compartilhadas, distribuídas, que valorizem o potencial de suas equipes de trabalho e promovam a formação de líderes mais colaborativos, propositivos no alcance de objetivos comuns. Conclui-se a relevância de ampliar estudos em liderança sob o prisma da colaboração e interprofissionalidade para romper com modelos autoritários e verticalizados em liderança.</p>2022-10-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Docent Discunthttps://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1512Percepções de educadoras sobre a contribuição do PNAIC para a formação continuada2022-08-08T16:45:27-03:00Angélica Duarteangelicaduartte@hotmail.comNatália da Silva Neris Mourannerismoura@gmail.comThaís José de Souzathaisjs.2017@gmail.comRebeca Pizza Pancotte Dariusrebeca.darius@unasp.edu.br<p>O artigo aborda a importância e repercussão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na formação continuada de professores alfabetizadores. Utilizou-se como base para investigação a pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas realizadas com três professoras participantes do programa e análise de conteúdo por meio da técnica de Bardin (2016). As entrevistas ocorreram no ano letivo de 2020, dois anos após o encerramento do programa. Como objetivo geral, a intenção foi identificar qual a contribuição do PNAIC na formação continuada dos professores alfabetizadores. Como objetivos específicos: averiguar como aconteceu a formação continuada dos professores alfabetizadores proporcionada pelo PNAIC em um município do interior paulista, perceber a contribuição que o programa proporcionou para a prática na visão desses professores, compreender o programa dentro de um contexto de política pública e refletir sobre a importância que a formação continuada pode ter para o fazer pedagógico. Os resultados indicaram que: o PNAIC foi um importante programa de formação continuada por ter proporcionado mudanças de estratégias na prática pedagógica dos alfabetizadores; ele ainda exerce influência no trabalho das professoras; poderia servir como modelo de formação continuada na opinião das entrevistadas; e a falta de estrutura da escola e do município foram fatores dificultadores da execução plena do programa.</p>2022-10-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Docent Discunthttps://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1513Ensaio sobre formação docente para a diversidade2022-08-09T09:06:56-03:00Heloisa Gotardo Bedendohelo.bedendo@gmail.comJéssica Regina da Motajeessica.rmota@gmail.comJuliana Delpasso Bistrican Sampaiojulianabistrican@hotmail.comLuciana Guerra Pereira Cotti Costaluciana.cotti@etec.sp.gov.brMarina Rocha Abrami Menecuccimarina.abrami@hotmail.comValéria Aparecida de Araújovaleria_araujo.m@hotmail.comSuelene Regina Donola Mendonçaprofasuelene@gmail.com<p>Este ensaio é o resultado de um trabalho desenvolvido na disciplina de Práticas Inclusivas da turma de Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (UNITAU). O texto discorre sobre a formação docente para a diversidade com a temática da docência e inclusão. O estudo teve como objetivo analisar e discutir com base em uma revisão sistemática de literatura como está sendo o processo formativo dos docentes para inclusão, com ênfase em alunos público-alvo da educação especial. Para a fundamentação teórica analisamos literaturas que discorrem sobre o assunto proposto como Bourdieu, Bueno, Carmo, Glat, Grassi, Freire, Roldão, Ross, Soares, Tardif e Vigotski, além de documentos oficiais como Declaração de Salamanca, Programa Educação Inclusiva e Declaração Mundial de Educação para Todos. Na sociedade atual, em que o multiculturalismo e a diversidade ganham espaços para discussões, a escola – em especial a formação docente – precisa se reorganizar em uma mudança que envolva a práxis pedagógica, em um ensino no qual o docente é o mediador do conhecimento e o aluno seja, juntamente com o professor, protagonista do processo de ensino-aprendizagem. O ato de ensinar precisa de mediação juntamente com a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática, em que o acesso e permanência na escola seja para todos os alunos, independentemente de apresentarem deficiência ou não. A “educação para todos”, apesar de propor igualdade de direitos, acesso e permanência, ainda é seletiva, na medida em que as camadas menos favorecidas da sociedade não conseguem proporcionar aos seus filhos uma educação que lhes proporcione conhecimentos e habilidades básicas, sendo que as políticas públicas referentes à educação e à inclusão educacional precisam ser urgentemente revistas.</p>2022-10-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Docent Discunthttps://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1514Novas perspectivas do ensino da gramática e suas contradições na gramática tradicional2022-08-09T09:43:24-03:00Luciene Barbosa de Souzalucienebarbosat@gmail.comJosé Antônio Jakson Paiva dos Santosjoseantonio-128@hotmail.com<p>Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a realidade do ensino/aprendizagem das aulas de gramática nas instituições de ensino fundamental, médio e superior das cidades de Serra Talhada – PE e Santa Cruz da Baixa Verde – PE, analisando o porquê se têm maus resultados no ensino da gramática tradicional, observando se esse fator acontece devido ao ensino voltado somente para o uso de regras. Para analisar as aulas de gramática e conseguir obter os resultados esperados foi aplicado um questionário a alunos e professores do ensino fundamental e médio da rede pública e particular, assim como a alunos e professores do curso de Licenciatura em Letras. Após o preenchimento dos questionários com o público almejado, foi feita a análise de todas as respostas e fundamentadas com teorias do ensino da gramática. Dentre os autores analisados pode-se citar: Irandé Antunes, Travaglia e Bagno. Com base no estudo realizado aspecto apontado e discutido pode-se dizer que o ensino de gramática ainda se apresenta como um grande desafio, mesmo que tais profissionais tenham formação adequada para tal. Assim como observou-se que os alunos têm dificuldade com a gramática normativa. Alguns até conseguem identificar as regras e suas funções, porém não conseguem aplicá-las no cotidiano e nas produções de texto de forma eficiente e eficaz.</p>2022-10-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Docent Discunthttps://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1515As Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso didático para o Ensino Religioso2022-08-09T10:06:51-03:00Francisco Luiz Gomes de Carvalhofluizgc@gmail.comDébora Lima Mateusdeby_beborinha@hotmail.comMaria Lúcia de Jesuslu.jp29@hotmail.com<p>O Ensino Religioso (ER) é componente curricular permanente nos cursos de graduação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) sendo ofertado em cada semeste nas matrizes curriculares. Tal oferta encontra-se norteada pelos ditames institucionais. Dentre os componentes curriculares destaca-se a disciplina Ciência e Religião, especialmente pelos desafios que compreendem a relação entre os dois campos de conhecimento. Apresentamos nas páginas deste artigo o resultado de uma proposta efetivada como itinerário formativo para discentes do curso de graduação em Pedagogia (Unidade Vila Matilde). A proposta teve como marcos da jornada semestral a leitura e produção de resenha do livro Eles Criam em Deus e a participação em aula especial e em encontros de orientações, de modo a culminar com a produção de uma história em quadrinhos (HQ) como recurso de divulgação científica balizada sob os preceitos das metodologias ativas, das tecnologias aplicadas à educação e com fundamentação calcada em Barbour no que concerne à relação entre ciência e religião sob o viés do diálogo.</p>2022-10-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Docent Discunthttps://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1508A educação inclusiva e a formação de professores no contexto educacional2022-08-08T14:42:33-03:00Francislê Neri de Souzafrancisle.souza@unasp.edu.brEllen Nogueira Rodriguesellen_unasp@hotmail.com<p>--</p>2022-10-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Docent Discunthttps://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1535Expediente2022-10-03T10:50:59-03:00Letícia Simões Ferreiraleticia.sferreira@ucb.org.br2022-10-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Docent Discunt