https://revistas.unasp.edu.br/rdd/issue/feed Docent Discunt 2024-08-15T13:28:04-03:00 Rebeca Pizza Pancotte Darius rebeca.darius@unasp.edu.br Open Journal Systems <div style="text-align: justify;">A Revista Docent Discunt (RDD), <em>ISSN 2763-5163</em>, é um periódico de fluxo contínuo, publicado pelo Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). A RDD tem como missão a divulgação do conhecimento científico na área de educação, didática e áreas correlatas de forma a expandir o pensamento e a prática educacional através de trabalhos originais da área ou que dialogam com as esferas do campo educacional. O periódico tem como intuito promover a divulgação do conhecimento no âmbito educacional e suas nuances, com enfoque nas linhas de pesquisa do mestrado: Formação de Professores e Gestores Educacionais. <p>A <strong>RDD</strong> é editada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). Adicionalmente, o UNASP mantém uma parceria internacional com a <a href="https://lp.unasp.br/andrews/" target="_blank" rel="noopener"><em>Andrews University </em>(Estados Unidos)</a>.</p> <p>A gestão editorial é gerenciada por meio do <em>Open Journal Systems</em> – OJS 3, sendo este software desenvolvido pelo grupo de pesquisa Public Knowledge Project (PKP) da Universidade British Columbia. <strong>Os artigos poderão ser submetidos em português, inglês e espanhol.<br /></strong></p> <p>Como forma de padronização de autoria, o Comitê Editorial deste periódico científico recomenda a inclusão do iD do ORCID no ato da submissão. O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: <a title="ORCID" href="https://orcid.org/register%20" target="_blank" rel="noopener">https://orcid.org/register</a>. O autor deverá aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: <em>http://orcid.org/0000-0002-1825-0097</em>). </p> <p><strong>e-ISSN</strong>: <a href="https://portal.issn.org/resource/ISSN/2763-5163" target="_blank" rel="noopener"><strong>2763-5163</strong> </a>| <strong>Ano de criação</strong>: 2020 | <strong>Área do conhecimento</strong>: Educação e áreas correlatas|<strong>Qualis</strong>: C (2017-2020)|</p> </div> https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1635 A leitura na educação de jovens e adultos 2024-08-15T13:28:04-03:00 Yvana Bezerra Soares yvanabezerra@hotmail.com Cleusa Vieira da Costa cleusavieiradacosta@gmail.com <p><strong>Objetivo:</strong> O artigo busca discutir a problemática da leitura entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo principal é implementar um projeto de leitura no contexto das aulas dessa modalidade, visando fomentar o hábito de leitura entre os alunos e promover o desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora.</p> <p><strong>Metodologia/Abordagem: </strong>O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, com base na implementação de um projeto de leitura estruturado em seis sequências didáticas. Os dados foram coletados por meio de um questionário socioeconômico, rodas de conversa, diário de campo e registros fotográficos. A análise dos dados foi realizada utilizando a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), permitindo uma investigação da prática pedagógica e o impacto das atividades desenvolvidas no engajamento dos alunos com a leitura.</p> <p><strong>Originalidade/Relevância:</strong> O estudo é relevante por abordar a leitura como um mecanismo indispensável para a inclusão social de jovens e adultos na EJA, uma modalidade de ensino que frequentemente enfrenta desafios devido à descontinuidade do processo educacional na infância e adolescência. A originalidade está na adaptação das atividades de leitura ao cotidiano dos alunos, buscando tornar o processo significativo e alinhado às suas realidades sociais e culturais.</p> <p><strong>Principais Conclusões: </strong>Como resultado, observou-se um maior envolvimento dos alunos com a leitura ao longo do projeto. A participação nas atividades propostas melhorou a compreensão leitora dos alunos e despertou neles o interesse por leituras futuras. Houve uma mudança notável nas atitudes dos alunos em relação à leitura, que passou a ser vista como uma prática mais prazerosa e útil para suas vidas.</p> <p><strong>Contribuições Teóricas:</strong> A pesquisa contribui teoricamente ao demonstrar a importância de adaptar projetos de leitura às realidades específicas dos alunos da EJA. Além disso, oferece insights sobre como práticas pedagógicas contextualizadas podem transformar a percepção da leitura, promovendo o desenvolvimento de leitores mais autônomos e críticos.</p> 2024-10-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Docent Discunt https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1606 O cefam - centro específico de formação e aperfeiçoamento do magistério, “prof. odinir magnani” e alguns aspectos históricos da disciplina de didática: demandas para a formação de professores das décadas entre 1980 e 2000 2024-06-13T18:36:25-03:00 CristinaCristina Miranda Duenha Garcia Carrasco cristina.mdg.carrasco@unesp.br Rosane Michelli de Castro r.castro@unesp.br <p><strong>Objetivo: </strong>O objetivo deste estudo é localizar, identificar, reunir, selecionar, sistematizar e analisar aspectos constitutivos da disciplina de Didática no Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério - CEFAM. A pesquisa busca contribuir para a história dessa disciplina e seu impacto na formação de professores no Brasil, especificamente no CEFAM "Prof. Odinir Magnani" em Tupã-SP, das décadas de 1980 a 2000.</p> <p><strong>Métodos:</strong> A pesquisa utilizou metodologias e procedimentos históricos, incluindo a sistematização de materiais documentais diversos. Foram coletados dados e informações de fontes bibliográficas e do corpus documental relacionados à disciplina de Didática no CEFAM em Tupã-SP.</p> <p><strong>Resultados:</strong> Os resultados indicam que a disciplina de Didática no CEFAM teve um papel significativo na formação de professores, enfatizando os conhecimentos técnico-pedagógicos a serem utilizados pelos futuros educadores. O estudo também destacou como a disciplina contribuiu para o desenvolvimento global dos alunos e para a valorização do papel do educador dentro do sistema educacional.</p> <p><strong>Conclusões:</strong> O estudo conclui que a disciplina de Didática no CEFAM de Tupã-SP, durante o período analisado, foi crucial na formação das práticas pedagógicas e nos valores educacionais dos professores. A pesquisa contribui para a compreensão do desenvolvimento histórico da formação de professores no Brasil, particularmente no contexto do CEFAM.</p> 2024-07-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Docent Discunt https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1608 “Uma nova repartição cultural” para uma história dos cursos de ensino da pedagogia e de ensino da matemática em malanje, angola 2024-06-13T20:11:23-03:00 Damião de Almeida Manuel d.manuel@unesp.br Rosane Michelli de Castro r.castro@unesp.br Elijane dos Santos Silva elijane.santos@unesp.br <p><strong>Objetivo:</strong> Este artigo examina o desenvolvimento histórico dos primeiros cursos de licenciatura em Ciências da Educação em Malanje, Angola, de 2011 a 2016, com o objetivo de delinear as escolhas teóricas e metodológicas para a pesquisa histórica em contextos educacionais dentro de um contexto geopolítico específico.</p> <p><strong>Métodos:</strong> A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa através da análise documental e metodologia histórica, incorporando uma ampla gama de fontes, desde artigos de jornal até decretos oficiais. O estudo baseia seu arcabouço teórico no conceito de “Nova Repartição Cultural” de Michel de Certeau, enfatizando o papel da perspectiva do pesquisador na documentação histórica.</p> <p><strong>Resultados:</strong> A análise destacou a criação e evolução dos programas de ensino da pedagogia e matemática na Escola Superior Politécnica de Malanje. Identificou documentos-chave e representações midiáticas que influenciaram a percepção pública e o desenvolvimento de políticas em reformas educacionais.</p> <p><strong>Conclusões:</strong> O estudo sublinha a importância da integração da repartição cultural na historiografia da educação, fornecendo uma compreensão matizada de como as reformas educacionais e os desenvolvimentos de programas são documentados e percebidos. Também aponta o papel significativo das narrativas governamentais e midiáticas na formação de políticas e práticas educacionais.</p> 2024-10-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Docent Discunt https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1588 Conhecimento sobre primeiros socorros entre adolescentes no ensino médio em escolas públicas: estudo transversal 2024-03-05T13:48:09-03:00 Delfânia Pimenta da Silva Machado delfypsm@hotmail.com Simone Sampaio da Costa sicosta2000@yahoo.com.br Anselmo Cordeiro de Souza anselmo.vivamelhor@hotmail.com Liliany da Silva Neres anselmo.vivamelhor@hotmail.com Priscila de Assis Amaro Cavilha anselmo.vivamelhor@hotmail.com Cristina Zukowsky-Tavares cristina.tavares@unasp.edu.br Elias Ferreira Porto eliasfporto@gmail.com <p><strong>Objetivo:</strong> O objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento sobre primeiros socorros entre adolescentes do ensino médio em escolas públicas estaduais no município de Palmas, Estado de Tocantins, Brasil.</p> <p><strong>Métodos:</strong> Este é um estudo transversal, quantitativo e descritivo, realizado em três escolas da zona urbana de Palmas, localizadas nas regiões central, norte e sul. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário semiestruturado elaborado pelos pesquisadores, abordando conhecimentos e condutas em situações de urgência e emergência. Participaram 51 estudantes, com idades entre 16 e 18 anos, todos cursando o 3º ano do ensino médio.</p> <p><strong>Resultados:</strong> Dos 51 estudantes, apenas 13,73% relataram ter recebido algum treinamento em primeiros socorros, e destes, somente 14,29% afirmaram sentir-se preparados para prestar atendimento em qualquer situação de emergência. O SENAI foi o local mais mencionado para a realização do treinamento (66,67%), seguido pela própria escola (16,67%). Mais de 30% dos estudantes presenciaram situações em que outras pessoas perderam a consciência, mas apenas 25% deles chamaram socorro especializado. Além disso, 13,73% dos entrevistados declararam não saber reconhecer sinais vitais, e cerca de 23% não conhecem o serviço de emergência.</p> <p><strong>Conclusões:</strong> Os resultados indicam que os adolescentes possuem conhecimentos superficiais ou incorretos sobre a prestação de primeiros socorros. O estudo sugere a necessidade de incorporar o tema de primeiros socorros nos projetos curriculares do ensino médio, através de propostas intersetoriais integradas à promoção da saúde na escola.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Docent Discunt