Primeiros Socorros para profissionais da Educação Infantil

Um estudo quase-experimental

Autores

  • Anselmo Cordeiro de Souza Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP. http://orcid.org/0000-0002-0156-716X
  • Carollina Martins Malta Centro Universitário Luterano de Palmas.
  • Simone Sampaio da Costa Centro Universitário Luterano de Palmas / Centro Universitário Adventista de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-9270-4192
  • Cristina Zukowsky-Tavares Centro Universitário Adventista de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-8137-3962
  • Elias Ferreira Porto UNASP

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p14-27

Palavras-chave:

Primeiros Socorros, Educação e Saúde, Educação infantil, Capacitação de professores, Serviços de saúde escolar, Promoção de saúde, Colaboração intersetorial

Resumo

Apesar do conhecimento do educador sobre primeiros socorros (PS) ser indispensável, especialmente na educação infantil, este tem sido relatado como insuficiente em algumas localidades. De modo que este artigo objetivou investigar o conhecimento de profissionais da educação infantil sobre PS, e avaliar os resultados da implementação de uma intervenção em educação em saúde, para capacitação dos educadores na área de urgência e emergência em um berçário privado no município de Palmas, estado de Tocantins, Brasil. Trata-se de investigação quase-experimental, não randomizada, baseada em observação (O) na pré-intervenção; intervenção (I) e observação (O) na pós-intervenção – modelo OIO). As observações pré e pós-intervenção foram realizadas por meio de um questionário semiestruturado para avaliação do conhecimento dos professores a respeito de conceitos e algumas das principais manobras de suporte básico de vida no contexto da educação infantil. A intervenção foi orientada pelo mesmo roteiro e conduzida pelo desenvolvimento de aulas teórico-práticas dialógicas e expositivas, realizadas por uma semana, com duração de 90 minutos por dia. Destacamos que, de forma geral, os profissionais não se sentiam preparados para lidar com urgências. Na observação pré-intervenção quase sempre houve prevalência ou grande proporção de respostas inadequadas em relação à abordagem aos acidentes e à vítima de acidente no contexto dos PS no âmbito da educação infantil. Ainda foi constado, após a intervenção, melhor adequação na maior parte dos questionamentos, bem como a indicação da menor frequência de incidentes e uma disposição mais confiante dos professores para prestar PS. Logo, é essencial aos profissionais da educação infantil que o treinamento em PS esteja previsto no currículo em sua formação inicial e continuada para efetiva promoção da saúde escolar e prevenção de lesões acidentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anselmo Cordeiro de Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP.

Teólogo pelo Seminário Adventista Latino Americano de Teologia,  Pedagogo pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba, Graduando em Educação Física pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, Mestre em Promoção da Saúde pelo UNASP.

Carollina Martins Malta, Centro Universitário Luterano de Palmas.

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Luterano de Palmas

Simone Sampaio da Costa, Centro Universitário Luterano de Palmas / Centro Universitário Adventista de São Paulo

Enfermeira, Mestra em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Atualmente docente do Centro Universitário Luterano de PalmasCEULP/ULBRA.

Cristina Zukowsky-Tavares, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Egressa da Faculdade Adventista de Educação/ atual Centro Universitário Adventista de São Paulo, com Mestrado e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP e Pós Doutorado em Educação pela FE/USP. Atua como docente do Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Referências

ABELAIRAS-GÓMEZ, C.; CARBALLO-FAZANES, A.; MARTÍNEZ-ISASI, S.; LÓPEZ-GARCÍA, S.; RICO-DÍAZ, J.; RODRÍGUEZ-NÚÑEZ, A. Conocimiento y actitudes sobre los primeiros auxilios y soporte vital básico de docentes de Educación Infantil y Primaria y los progenitores. Anales de Pediatría, v. 92, n. 5, p. 268-276, 2020. https://doi.org/10.1016/j.anpedi.2019.10.010

ADELOYE, D.; BOWMAN, K.; CHAN, K. Y.; PATEL, S.; CAMPBELL, H.; RUDAN, I. Global and regional child deaths due to injuries: an assessment of the evidence. Journal of global health, v. 8, n. 2, 021104, 2018. https://doi.org/10.7189/jogh.08.021104

ADIB-HAJBAGHERY, M.; KAMRAVA, Z. Iranian teachers’ knowledge about first aid in the school environment. Chinese journal of traumatology, v. 22, n. 4, p. 240-245, 2019. https://doi.org/10.1016/j.cjtee.2019.02.003

ALONGE, O.; HYDER, A. A. Reducing the global burden of childhood unintentional injuries. Archives of disease in childhood, v. 99, n. 1, p. 62-69, 2014. http://dx.doi.org/10.1136/archdischild-2013-304177

ALYAHYA, I. A.; ALMOHSEN, H. A.; ALSALEEM, I. A.; AL-HAMID, M. M.; ARAFAH, A. M.; AL TURKI, Y. A.; ALJASSER, A. A.; ALKHARFI, M. A. Assessment of knowledge, attitude, and practice about first aid among male school teachers and administrators in Riyadh, Saudi Arabia. Journal of family medicine and primary care, v. 8, n. 2, p. 684, 2019. https://doi.org/10.4103/jfmpc.jfmpc_316_18

BARCELOS, R. S.; DEL-PONTE, B.; SANTOS, I. S. Interventions to reduce accidents in childhood: a systematic review. Jornal de pediatria, v. 94, n. 4, p. 351-367, 2018. https://doi.org/10.1016/j.jped.2017.10.010

BOAVENTURA, A. P.; MANDL, S. R. M.; MORAES, E. S. S.; SIMÕES, C.; GASPAR, A. R.; VEDOVATO, C. Primeiros socorros no ambiente escolar: relato de experiência na Divisão de Educação Infantil e Complementar da Universidade Estadual de Campinas. Revista Saberes Universitários, v. 2, n. 2, p. 147-158, 2017. https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/7596

BRAGAGNOLLO, G. R.; GODOY, P. C. G. D. T.; SANTOS, T. S. D.; RIBEIRO, V. D. S.; MORERO, J. A. P.; FERREIRA, B. R. Intervenção educacional sobre enteroparasitoses: um estudo quase experimental. Revista Cuidarte, v. 9, n. 1, p. 2030-2044, 2018. https://doi.org/10.15649/cuidarte.v9i1.486

BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: Ministério da Educação, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC, Brasília: Ministério da Educação, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n.° 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário oficial da União, Brasília, 13 jun. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, 2009.

BULATY, A.; PIETROBON, S. R. G. Perfil dos professores da educação infantil: estudo de um município do interior do Paraná. In: EDITORA POISSON (Org.) Educação no Século XXI: leitura, escrita, formação docente. Belo Horizonte: Poisson, 2019. 36v.

FAYDALI, S.; KÜÇÜK, S.; YEŞILYURT, M. Incidents That Require First Aid in Schools: Can Teachers Give First Aid? Disaster Medicine and Public Health Preparedness, v. 13, n. 3, p. 456-462, 2018. https://doi.org/10.1017/dmp.2018.66

FORWARD, K. E.; LOUBANI, E. Predictable and preventable: historical and current efforts to improve child injury prevention. Current pediatric reviews, v. 14, n. 1, p. 48-51, 2018. https://doi.org/10.2174/1573396313666171010111722

GALINDO NETO, M.; CAETANO, J. Á.; BARROS, L. M.; SILVA, T. M. D.; VASCONCELOS, E. M. R. D. Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, p. 87-93, 2017. https://doi.org/10.1590/1982-0194201700013

GENESINI, G.; SANTOS, F.; CONTE, M.; LOHMANN, P. M.; ZANOTELLI, A. Primeiros socorros na educação infantil: percepção dos educadores. Research, Society and Development, v. 10, n. 1, p. e5210111279, 2021. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11276

LI, F.; SHENG, X.; ZHANG, J.; JIANG, F.; SHEN, X. Effects of pediatric first aid training on preschool teachers: a longitudinal cohort study in China. BMC Pediatr, v. 14, 209, 2014. https://doi.org/10.1186/1471-2431-14-209

MALTA, C. M. Atendimento de urgência e emergência para profissionais da educação infantil. Palmas, 2017. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) – Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, 2017.

MOREIRA, D. S.; VITTA, A. D.; PENITENTE, L. A. D. A.; VITTA, F. C. F. D. Influência de procedimentos educativos sobre os conceitos de berçários. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 25, n. 3, p. 217-224, 2014. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i3p217-224

MORENO, S. H. R.; FONSECA, J. P. S. A importância das oficinas de primeiros socorros após implantação da lei Lucas: a vivência de um colégio. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 2, p. 4661-4674, 2021. https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-053

NAVARRO-PATÓN, R.; FREIRE-TELLADO, M.; BASANTA-CAMIÑO, S.; BARCALA-FURELOS, R.; ARUFE-GIRALDEZ, V.; RODRIGUEZ-FERNÁNDEZ, J. E. Effect of 3basic life support training programs in future primary school teachers. A quasi-experimental design. Med Intensiva (Engl Ed), v. 42, n. 4, p. 207-215, 2018. https://doi.org/10.1016/j.medin.2017.06.005

OLMOS-GÓMEZ, M. D. C.; RUIZ-GARZÓN, F.; PAIS-ROLDÁN, P.; LÓPEZ-CORDERO, R. Teaching First Aid to Prospective Teachers as a Way to Promote Child Healthcare. Healthcare, v. 9, n. 4, p. 367, 2021. https://doi.org/10.3390/healthcare9040367

PEDEN, M.; OYEGBITE, K.; OZANNE-SMITH, J.; HYDER, A. A.; BRNCHE, C.; RAHMAN, A. F.; RIVARA, F.; BARTOLOMEOS, K. (Ed.). World Report on Child Injury Prevention. Geneva: World Health Organization, 2008.

RIBEIRO, M. G. C.; PAULA, A. B. R.; BEZERRA, M. A. R.; ROCHA, S. S.; AVELINO, F. V. S. D.; GOUVEIA, M. T. O. Social determinants of health associated with childhood accidents at home: An integrative review. Rev Bras Enferm., v. 72, n. 1, p. 265-76, 2019. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0641

PAZ, A.; ZUKOWSKY-TAVARES, C.; GERAB, I. A saúde na educação infantil. Life Style, v. 6, n. 2, p. 23-38, 2019. https://doi.org/10.19141/2237-3756.lifestyle.v6.n2.p23-38

SILVA, A. B. S.; SANTOS, C. M.; DIAS, F. P.; SOUZA, A. C. M.; SILVA, L. S.; SILVA, M. D. M.; PORTO, E. F.; ZUKOWSKY-TAVARES, C. Sex education to prevent teenage pregnancy in the context of school health: an integrative analysis. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. e28210312967, 2021. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.12967

SILVA, D. J.; WANDERLEY, T. P. S. P.; NORONHA, M. P. S.; SOUZA, A. C.; COSTA, S. S. Conhecimento dos profissionais na educação infantil sobre primeiros socorros: revisão de literatura. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS, 2020, Recife. Anais [...] Recife: Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. p. 1-13. https://doi.org/10.31692/2358-9728.VICOINTERPDVL.0297RESUMO

TUPETZ, A.; FRIEDMAN, K.; ZHAO, D.; LIAO, H.; ISENBURG, M. V.; KEATING, E. M.; VISSOCI, J. R.; STATON, C. Prevention of childhood unintentional injuries in low- and middle-income countries: A systematic review. PLoS ONE, v. 15, n. 12, e0243464, 2020. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0243464

VERÇOSA, R. C. M.; SILVA, M. D. B. P.; SANTOS, M. M.; SILVA, J. R.; SANTOS, R. F. E. P. Conhecimento dos Professores que Atuam no Âmbito Escolar Acerca dos Primeiros Socorros. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 22, n. 1, p. 78-84, 2021. https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n1p78-84

WHO. World Health Organization. Injuries and violence, 2021. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/injuries-and-violence. Acesso em: 07 jan. 2021.

ZONFRILLO, M. R.; LINAKIS, J. G.; YANG, E. S.; MELLO, M. J. A systematic review of longitudinal cohort studies examining unintentional injury in young children. Global pediatric health, v. 5, p. 2333794X18774219, 2018. https://doi.org/10.1177/2333794X18774219

Downloads

Publicado

2021-12-31 — Atualizado em 2022-01-04

Versões

Como Citar

SOUZA, A. C. de; MARTINS MALTA, C. .; COSTA, S. S. da; ZUKOWSKY-TAVARES, C.; FERREIRA PORTO, E. Primeiros Socorros para profissionais da Educação Infantil: Um estudo quase-experimental. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 2, n. 2, p. 14–27, 2022. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p14-27. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1328. Acesso em: 3 out. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)