Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Docent Discunt (RDD) é um periódico de fluxo contínuo, publicado pelo mestrado profissional em educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) e tem a missão de divulgar conhecimento científico na área de educação, didática e áreas correlatas de forma a expandir o pensamento e a prática educacional por meio de trabalhos originais da área ou que dialogam com as esferas do campo educacional. O periódico tem como intuito promover a divulgação do conhecimento no âmbito educacional e em suas nuances, com enfoque nas linhas de pesquisa do mestrado: 

Linha 1 - Formação de Professores, Currículo e Práticas Inovadoras.

Linha 2 - Formação de Gestores, Processos Educativos e Avaliação

O título da revista remete à expressão de Séneca "Homines dum docent discunt" (Os homens aprendem enquanto ensinam) na obra Epistulae Morales ad Lucilium VII, 8. Essa máxima reflete acerca da aprendizagem humana que nunca termina, porque mesmo o professor, que ensina aos outros, continua aprendendo. Por outro lado, é uma maneira de apontar como, às vezes, a melhor maneira de aprender algo é ensinar. Como profissionais de educação, compreendemos que a formação de professores e a gestão educacional passam pela integração de diversas ferramentas e estratégias que reforçam o fim último de todo o processo educativo: a aprendizagem mútua e colaborativa.

Os artigos devem ser inéditos, de autores nacionais ou estrangeiros, e podem estar redigidos em Português, Inglês ou Espanhol. Para a submissão de artigos os autores devem seguir as normas e orientações da revista.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Além das regras relacionadas ao ineditismo, ao foco da temática e à forma de submissão, conferidos no início do processo pela equipe de editores e por profissionais da Unaspress, a Revista Docent Discunt segue a política de avaliação duplo-cega por pares. Isso implica que cada artigo é lido e apreciado por pelo menos dois doutores da área da Educação. Esses pareceristas, que sempre são externos ao Unasp (instituição que publica a RDD), serão convidados pela equipe editorial da revista, que se preocupará com a aderência total entre as áreas de atuação dos pareceristas com a do artigo a ser avaliado. Para que o parecer seja o mais justo possível, os avaliadores seguirão os passos pré-definidos pela revista e disponibilizados publicamente em nosso site. Esse processo avaliativo pode demorar de seis meses a um ano e deve ter seu processo sempre consultado unicamente via este site.

 

Periodicidade

A Revista Docent Discunt do UNASP mantém, desde 2022, publicação em fluxo contínuo, um volume e número ao ano, o que permite agilizar a divulgação dos artigos aprovados para publicação. A veiculação da revista é realizada exclusivamente em formato eletrônico pelo sítio virtual <https://revistas.unasp.edu.br/rdd> e com acesso público e gratuito.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Sendo assim, está sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista). Se você precisar de alguma informação a mais sobre direitos autorais, entre em contato conosco através do seguinte endereço eletrônico: editora.unaspress@ucb.org.br.

 

Taxas

Não há cobrança de taxas para submissão, avaliação, tradução, revisão ou publicação de artigos.

 

Sponsors

Nosso agradecimento ao Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, que, além de ser a nossa casa, é nosso mantenedor financeiro e de conteúdo.

Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

 

Ética em Produção Científica

A RDD empenha-se em manter a originalidade e os padrões de ética no processo editorial. Portanto, para garantir a qualidade e preservação científica das publicações dos artigos, os seguintes aspectos guiam a ética da produção científica desse periódico:

- uso do software Plagius - Detector de Plágio, versão 2.4.37058.29 para verificação de plágio;

- investigação de fraudes na publicação de artigos e tomadas de medidas cabíveis, como notificação e suspensão da publicação;

- sigilo com os dados descritos no artigo.

Qualis

A Revista Docent Discunt está sendo publicada com base em um planejamento consistente com o estrato A4, de acordo com as diretrizes Capes.