A Educomunicação como epistemologia no Ensino Híbrido da Educação Básica

Versões

PDF

Palavras-chave

Educomunicação
Ensino Híbrido
Pandemia

Como Citar

Silva, S. de M., Polceno, C. de S., & Cabral da Silva, R. O. (2022). A Educomunicação como epistemologia no Ensino Híbrido da Educação Básica. Docent Discunt, 2(2), 49–59. https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p49-59 (Original work published 31º de dezembro de 2021)

Resumo

O presente artigo intenciona discutir a epistemologia educomunicativa como um paradigma norteador do ecossistema escolar no sistema híbrido de ensino – modalidade esta que se tornou plausível principalmente por conta do contexto pandêmico vivenciado, desde fevereiro de 2020 até agora, na educação básica do Brasil. Num movimento dialógico entre notícias e pesquisas publicadas neste período e materiais teóricos sobre educomunicação – cuja representação se dará por nomes como Mario Kaplún e Ismar Soares, fundamentalmente – serão apresentadas ponderações advindas do Grupo de Estudos Educomunicativos do Unasp (GEED), o qual acredita que a educação pode se comunicar melhor com a comunidade e que a comunicação pode educar melhor a sociedade. Assim sendo, o trabalho a seguir refletirá sobre as possibilidades e os desafios de um processo de ensino-aprendizagem mais autônomo e autoral, em tempos da necessidade inconteste de formarem-se cidadãos de leitura crítica e de posição ética.

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p49-59
PDF

Referências

ALMEIDA, L. B. C. Projetos de intervenção em educomunicação, 2016. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4615065/mod_resource/content/1/Projetos%20de%20Interven%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em:11 nov. 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Jaqueline Moll (Org.). Caderno Comunicação e Uso de Mídias: programa mais educação, [s.d.]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12328-comunicacaoeusodemidias-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 07 maio 2021.

KAPLÚN, M. Una pedagogía de la comunicaón. Madrid: Ediciones de La Torre, 1998.

MARTINS, L. C. B. Implicações da organização da atividade didática com uso de tecnologias digitais na formação de conceitos em uma proposta de Ensino Híbrido. São Paulo, 2016. 317f. Tese (Doutorado em psicologia escolar e do desenvolvimento humano) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19092016-102157/publico/martins_do.pdf Acesso em: 30 maio.

OS precursores: Mario Kaplún. In: Rededucom.org. [s.d]. Disponível em: https://www.rededucom.org/os-precursores/mario-kaplun-pt.htm Acesso em: 30 maio 2021.

CAFARDO, R.; MARQUES, J. Pandemia pode fazer com que 70% das crianças do Brasil não aprendam a ler, diz Banco Mundial. O Estado de S.Paulo, São Palo, 17 mar. 2021. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,pandemia-pode-fazer-com-que-70-das-criancas-do-brasil-nao-aprendam-a-ler-diz-banco-mundial,70003650916 Acesso em: 27 maio 2021.

SCHIEHL, E. P.; GASPARINI, I. Modelos de ensino híbrido: um mapeamento sistemático da literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 2017, [S.l.]. Anais [...] [S.l.], out. 2017. p. 1. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1

SOARES, I. Conceito. ABPEducom, [2021c]. Disponível em: https://abpeducom.org.br/educom/conceito/ Acesso em: 02 maio 2021.

SOARES, I. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.

SOARES, I. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma de ensino médio. São Paulo: Editora Paulinas, 2012.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Docent Discunt

Downloads

Não há dados estatísticos.