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A Educomunicação como epistemologia no Ensino Híbrido da Educação Básica

Autores

  • Stella de Mello Silva UNASP
  • Claudeci de Souza Polceno UNASP
  • Rodrigo Oliveira Cabral da Silva UNASP

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p49-59

Palavras-chave:

Educomunicação, Ensino Híbrido, Pandemia

Resumo

O presente artigo intenciona discutir a epistemologia educomunicativa como um paradigma norteador do ecossistema escolar no sistema híbrido de ensino – modalidade esta que se tornou plausível principalmente por conta do contexto pandêmico vivenciado, desde fevereiro de 2020 até agora, na educação básica do Brasil. Num movimento dialógico entre notícias e pesquisas publicadas neste período e materiais teóricos sobre educomunicação – cuja representação se dará por nomes como Mario Kaplún e Ismar Soares, fundamentalmente – serão apresentadas ponderações advindas do Grupo de Estudos Educomunicativos do Unasp (GEED), o qual acredita que a educação pode se comunicar melhor com a comunidade e que a comunicação pode educar melhor a sociedade. Assim sendo, o trabalho a seguir refletirá sobre as possibilidades e os desafios de um processo de ensino-aprendizagem mais autônomo e autoral, em tempos da necessidade inconteste de formarem-se cidadãos de leitura crítica e de posição ética.

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Biografia do Autor

Claudeci de Souza Polceno, UNASP

Licencianda em Letras-Português pelo UNASP-EAD (Centro Universitário Adventista de São Paulo). Membro do GEED – Grupo de Estudos Educomunicativos do UNASP.

Rodrigo Oliveira Cabral da Silva, UNASP

Lincenciando em Letras-Português pelo UNASP-EAD (Centro Universitário Adventista de São Paulo). Membro associado da ABPEDUCOM (Associação Brasileira de Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação). Membro do GEED – Grupo de Estudos Educomunicativos do UNASP.

Referências

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Publicado

2021-12-31

Versões

Como Citar

SILVA, S. de M.; POLCENO, C. de S.; CABRAL DA SILVA, R. O. A Educomunicação como epistemologia no Ensino Híbrido da Educação Básica. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 2, n. 2, 2021. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p49-59. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1385. Acesso em: 23 dez. 2024.