A Educomunicação como epistemologia no Ensino Híbrido da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p49-59Palabras clave:
Educomunicação, Ensino Híbrido, PandemiaResumen
O presente artigo intenciona discutir a epistemologia educomunicativa como um paradigma norteador do ecossistema escolar no sistema híbrido de ensino – modalidade esta que se tornou plausível principalmente por conta do contexto pandêmico vivenciado, desde fevereiro de 2020 até agora, na educação básica do Brasil. Num movimento dialógico entre notícias e pesquisas publicadas neste período e materiais teóricos sobre educomunicação – cuja representação se dará por nomes como Mario Kaplún e Ismar Soares, fundamentalmente – serão apresentadas ponderações advindas do Grupo de Estudos Educomunicativos do Unasp (GEED), o qual acredita que a educação pode se comunicar melhor com a comunidade e que a comunicação pode educar melhor a sociedade. Assim sendo, o trabalho a seguir refletirá sobre as possibilidades e os desafios de um processo de ensino-aprendizagem mais autônomo e autoral, em tempos da necessidade inconteste de formarem-se cidadãos de leitura crítica e de posição ética.
Descargas
Citas
ALMEIDA, L. B. C. Projetos de intervenção em educomunicação, 2016. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4615065/mod_resource/content/1/Projetos%20de%20Interven%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em:11 nov. 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Jaqueline Moll (Org.). Caderno Comunicação e Uso de Mídias: programa mais educação, [s.d.]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12328-comunicacaoeusodemidias-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 07 maio 2021.
KAPLÚN, M. Una pedagogía de la comunicaón. Madrid: Ediciones de La Torre, 1998.
MARTINS, L. C. B. Implicações da organização da atividade didática com uso de tecnologias digitais na formação de conceitos em uma proposta de Ensino Híbrido. São Paulo, 2016. 317f. Tese (Doutorado em psicologia escolar e do desenvolvimento humano) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19092016-102157/publico/martins_do.pdf Acesso em: 30 maio.
OS precursores: Mario Kaplún. In: Rededucom.org. [s.d]. Disponível em: https://www.rededucom.org/os-precursores/mario-kaplun-pt.htm Acesso em: 30 maio 2021.
CAFARDO, R.; MARQUES, J. Pandemia pode fazer com que 70% das crianças do Brasil não aprendam a ler, diz Banco Mundial. O Estado de S.Paulo, São Palo, 17 mar. 2021. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,pandemia-pode-fazer-com-que-70-das-criancas-do-brasil-nao-aprendam-a-ler-diz-banco-mundial,70003650916 Acesso em: 27 maio 2021.
SCHIEHL, E. P.; GASPARINI, I. Modelos de ensino híbrido: um mapeamento sistemático da literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 2017, [S.l.]. Anais [...] [S.l.], out. 2017. p. 1. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1
SOARES, I. Conceito. ABPEducom, [2021c]. Disponível em: https://abpeducom.org.br/educom/conceito/ Acesso em: 02 maio 2021.
SOARES, I. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOARES, I. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma de ensino médio. São Paulo: Editora Paulinas, 2012.
Publicado
Versiones
- 2022-01-04 (2)
- 2021-12-31 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Docent Discunt
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.