A Educomunicação como epistemologia no Ensino Híbrido da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p49-59Keywords:
Educomunicação, Ensino Híbrido, PandemiaAbstract
This article intends to discuss the educommunicative epistemology as a guiding paradigm of the school ecosystem in the hybrid education system - a modality that has become plausible mainly because of the pandemic context experienced, from February 2020 until now, in Brazil. In a dialogical movement between news and research published in this period and theoretical materials on Educommunication - whose representation is given by names such as Martín-Barbero and Ismar Soares, fundamentally - considerations will come from the Group of Educommunicative Studies of UNASP (GEED), which believes that education can better communicate with the community and that communication can better educate society. Therefore, the following work will reflect on the possibilities and challenges of a more autonomous and authorial teaching-learning process, in times of unchallenged need to become citizens of critical reading and ethical position.
Downloads
References
ALMEIDA, L. B. C. Projetos de intervenção em educomunicação, 2016. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4615065/mod_resource/content/1/Projetos%20de%20Interven%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em:11 nov. 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Jaqueline Moll (Org.). Caderno Comunicação e Uso de Mídias: programa mais educação, [s.d.]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12328-comunicacaoeusodemidias-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 07 maio 2021.
KAPLÚN, M. Una pedagogía de la comunicaón. Madrid: Ediciones de La Torre, 1998.
MARTINS, L. C. B. Implicações da organização da atividade didática com uso de tecnologias digitais na formação de conceitos em uma proposta de Ensino Híbrido. São Paulo, 2016. 317f. Tese (Doutorado em psicologia escolar e do desenvolvimento humano) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19092016-102157/publico/martins_do.pdf Acesso em: 30 maio.
OS precursores: Mario Kaplún. In: Rededucom.org. [s.d]. Disponível em: https://www.rededucom.org/os-precursores/mario-kaplun-pt.htm Acesso em: 30 maio 2021.
CAFARDO, R.; MARQUES, J. Pandemia pode fazer com que 70% das crianças do Brasil não aprendam a ler, diz Banco Mundial. O Estado de S.Paulo, São Palo, 17 mar. 2021. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,pandemia-pode-fazer-com-que-70-das-criancas-do-brasil-nao-aprendam-a-ler-diz-banco-mundial,70003650916 Acesso em: 27 maio 2021.
SCHIEHL, E. P.; GASPARINI, I. Modelos de ensino híbrido: um mapeamento sistemático da literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 2017, [S.l.]. Anais [...] [S.l.], out. 2017. p. 1. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1
SOARES, I. Conceito. ABPEducom, [2021c]. Disponível em: https://abpeducom.org.br/educom/conceito/ Acesso em: 02 maio 2021.
SOARES, I. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOARES, I. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma de ensino médio. São Paulo: Editora Paulinas, 2012.
Published
Versions
- 2022-01-04 (2)
- 2021-12-31 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Journal of Docent Discunt
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.