Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-12-31. Leia a versão mais recente.

A Educomunicação como epistemologia no Ensino Híbrido da Educação Básica

Autores

  • Stella de Mello Silva UNASP
  • Claudeci de Souza Polceno UNASP
  • Rodrigo Oliveira Cabral da Silva UNASP

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p49-59

Palavras-chave:

Educomunicação, Ensino Híbrido, Pandemia

Resumo

O presente artigo intenciona discutir a epistemologia educomunicativa como um paradigma norteador do ecossistema escolar no sistema híbrido de ensino – modalidade esta que se tornou plausível principalmente por conta do contexto pandêmico vivenciado, desde fevereiro de 2020 até agora, na educação básica do Brasil. Num movimento dialógico entre notícias e pesquisas publicadas neste período e materiais teóricos sobre educomunicação – cuja representação se dará por nomes como Mario Kaplún e Ismar Soares, fundamentalmente – serão apresentadas ponderações advindas do Grupo de Estudos Educomunicativos do Unasp (GEED), o qual acredita que a educação pode se comunicar melhor com a comunidade e que a comunicação pode educar melhor a sociedade. Assim sendo, o trabalho a seguir refletirá sobre as possibilidades e os desafios de um processo de ensino-aprendizagem mais autônomo e autoral, em tempos da necessidade inconteste de formarem-se cidadãos de leitura crítica e de posição ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudeci de Souza Polceno, UNASP

Licencianda em Letras-Português pelo UNASP-EAD (Centro Universitário Adventista de São Paulo). Membro do GEED – Grupo de Estudos Educomunicativos do UNASP.

Rodrigo Oliveira Cabral da Silva, UNASP

Lincenciando em Letras-Português pelo UNASP-EAD (Centro Universitário Adventista de São Paulo). Membro associado da ABPEDUCOM (Associação Brasileira de Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação). Membro do GEED – Grupo de Estudos Educomunicativos do UNASP.

Referências

ALMEIDA, L. B. C. Projetos de intervenção em educomunicação, 2016. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4615065/mod_resource/content/1/Projetos%20de%20Interven%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em:11 nov. 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Jaqueline Moll (Org.). Caderno Comunicação e Uso de Mídias: programa mais educação, [s.d.]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12328-comunicacaoeusodemidias-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 07 maio 2021.

KAPLÚN, M. Una pedagogía de la comunicaón. Madrid: Ediciones de La Torre, 1998.

MARTINS, L. C. B. Implicações da organização da atividade didática com uso de tecnologias digitais na formação de conceitos em uma proposta de Ensino Híbrido. São Paulo, 2016. 317f. Tese (Doutorado em psicologia escolar e do desenvolvimento humano) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19092016-102157/publico/martins_do.pdf Acesso em: 30 maio.

OS precursores: Mario Kaplún. In: Rededucom.org. [s.d]. Disponível em: https://www.rededucom.org/os-precursores/mario-kaplun-pt.htm Acesso em: 30 maio 2021.

CAFARDO, R.; MARQUES, J. Pandemia pode fazer com que 70% das crianças do Brasil não aprendam a ler, diz Banco Mundial. O Estado de S.Paulo, São Palo, 17 mar. 2021. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,pandemia-pode-fazer-com-que-70-das-criancas-do-brasil-nao-aprendam-a-ler-diz-banco-mundial,70003650916 Acesso em: 27 maio 2021.

SCHIEHL, E. P.; GASPARINI, I. Modelos de ensino híbrido: um mapeamento sistemático da literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 2017, [S.l.]. Anais [...] [S.l.], out. 2017. p. 1. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1

SOARES, I. Conceito. ABPEducom, [2021c]. Disponível em: https://abpeducom.org.br/educom/conceito/ Acesso em: 02 maio 2021.

SOARES, I. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.

SOARES, I. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma de ensino médio. São Paulo: Editora Paulinas, 2012.

Publicado

2021-12-31

Versões

Como Citar

SILVA, S. de M.; POLCENO, C. de S.; CABRAL DA SILVA, R. O. A Educomunicação como epistemologia no Ensino Híbrido da Educação Básica. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 2, n. 2, 2021. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p49-59. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1385. Acesso em: 22 nov. 2024.