Reflexões acerca da formação de diretoras e diretores de uma rede municipal de ensino

Versões

PDF

Palavras-chave

Diretor de escola
Formação permanente
Acolhimento School principals
Permanent formation
Reception

Como Citar

Teixeira Reis, A. (2022). Reflexões acerca da formação de diretoras e diretores de uma rede municipal de ensino . Docent Discunt, 2(2), 118–124. https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p118-124 (Original work published 31º de dezembro de 2021)

Resumo

O objetivo deste artigo foi o de descrever uma formação de diretoras e diretores e identificar como estes gestores interpretaram suas dificuldades e projetaram expectativas futuras com as aprendizagens adquiridas deste novo contexto. Trata-se da descrição e análise das ações realizadas por uma equipe gestora liderada por uma diretora de uma escola de ensino fundamental diante da formação que está vivenciado, oferecida por uma Secretaria Municipal de Educação. A referida formação se apoiou no princípio metodológico de processos formativos que privilegiam o diálogo, especialmente por incorporar questões vivenciadas pelos diretores a partir da sua própria reflexão a respeito do momento da pandemia, que expôs as diretoras e diretores a diversos desafios. As ações empreendidas pela equipe gestora-acolhedora revelaram um modelo de gestão democrática-participativa, na qual, mesmo diante de inúmeros desafios, proporcionou experiências junto aos profissionais que atuam na escola em direção à sua superação.

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p118-124
PDF

Referências

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., n. 19, jan.-abr., 2002. https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

CHRISTOV, L. H. S. Proposta: formação continuada de diretores da rede municipal de São Paulo. [S.l.]: SME, 2019.

DEWEY, J. Experiência e educação. Tradução: Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

LÜCK, H. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Em Aberto. Brasília, v. 17, n. 72, p. 11-33, fev.-jun. 2000. https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.17i72.2116

PASSEGGI, M. C. Narrativas autobiográficas: solidariedade e ética em educação. Rizoma Freireano, [S.l.], n. 11, 2011. Disponível em: http://www.rizoma-freireano.org/articles-1111/narrativas-autobiograficas-solidariedade-e-etica-em-educacao-maria-da-conceicao-passeggi Acesso em: 25 out. 2021.

PAUL, M. Acompanhamento. In: DELORY-MOMBERGER, C. (Org.). Vocabulaire des histories de vie et de la recherche biographique. Tradução: Denise da Veiga Alves. Toulouse: Éditions Érès, 2019, p. 269-274.

VAILLANT, D. Experiencias inovadoras en el desarrollo profesional de directivos. [S.l.]: Corporación Andina de Fomento (CAF), 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Docent Discunt

Downloads

Não há dados estatísticos.