Reflexões acerca da formação de diretoras e diretores de uma rede municipal de ensino
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p118-124Palabras clave:
Diretor de escola, Formação permanente, AcolhimentoResumen
O objetivo deste artigo foi o de descrever uma formação de diretoras e diretores e identificar como estes gestores interpretaram suas dificuldades e projetaram expectativas futuras com as aprendizagens adquiridas deste novo contexto. Trata-se da descrição e análise das ações realizadas por uma equipe gestora liderada por uma diretora de uma escola de ensino fundamental diante da formação que está vivenciado, oferecida por uma Secretaria Municipal de Educação. A referida formação se apoiou no princípio metodológico de processos formativos que privilegiam o diálogo, especialmente por incorporar questões vivenciadas pelos diretores a partir da sua própria reflexão a respeito do momento da pandemia, que expôs as diretoras e diretores a diversos desafios. As ações empreendidas pela equipe gestora-acolhedora revelaram um modelo de gestão democrática-participativa, na qual, mesmo diante de inúmeros desafios, proporcionou experiências junto aos profissionais que atuam na escola em direção à sua superação.
Descargas
Citas
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., n. 19, jan.-abr., 2002. https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003
CHRISTOV, L. H. S. Proposta: formação continuada de diretores da rede municipal de São Paulo. [S.l.]: SME, 2019.
DEWEY, J. Experiência e educação. Tradução: Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
LÜCK, H. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Em Aberto. Brasília, v. 17, n. 72, p. 11-33, fev.-jun. 2000. https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.17i72.2116
PASSEGGI, M. C. Narrativas autobiográficas: solidariedade e ética em educação. Rizoma Freireano, [S.l.], n. 11, 2011. Disponível em: http://www.rizoma-freireano.org/articles-1111/narrativas-autobiograficas-solidariedade-e-etica-em-educacao-maria-da-conceicao-passeggi Acesso em: 25 out. 2021.
PAUL, M. Acompanhamento. In: DELORY-MOMBERGER, C. (Org.). Vocabulaire des histories de vie et de la recherche biographique. Tradução: Denise da Veiga Alves. Toulouse: Éditions Érès, 2019, p. 269-274.
VAILLANT, D. Experiencias inovadoras en el desarrollo profesional de directivos. [S.l.]: Corporación Andina de Fomento (CAF), 2019.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2022-01-04 (2)
- 2021-12-31 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Docent Discunt
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.