Educação Financeira: Reflexão, Princípios e Organização
DOI:
https://doi.org/10.19141/1809-2454.kerygma.v17.n1.pe01507Palavras-chave:
Educação financeira, Planejamento, GestãoResumo
O aumento do endividamento e da inadimplência chama a atenção para a necessidade de se promover a educação financeira. Nesta pesquisa, o objetivo é refletir sobre alguns princípios que podem auxiliar na organização da vida financeira das pessoas mediante a obtenção de conhecimentos que possibilitem modificar hábitos e comportamentos para uma melhor gestão dos recursos financeiros. Mediante o método de revisão bibliográfica, se propõe a analisar a importância da educação financeira para a gestão dos recursos financeiros. A pesquisa chama a atenção para a necessidade de buscar conhecimentos relacionados com as finanças pessoais e familiares, com o intuito de mudar comportamentos quanto ao uso do dinheiro. A gestão dos recursos financeiros requer que a pessoa realize um planejamento financeiro pessoal ou familiar e se baseie em conhecimentos de números e de questões financeiras para aprender a controlar seus ganhos e gastos mensais, fazendo planos para pagamento de dívidas e de poupança e investimentos, tendo como base uma conduta moral e ética. O planejamento financeiro e o conhecimento sobre o mercado financeiro podem promover mudanças que resultam em melhoria na qualidade de vida, diminuindo estresse e preocupações, por meio de escolhas conscientes sobre o uso do dinheiro.
Downloads
Referências
ABDALA, V. Percentuais de endividados e inadimplentes são os maiores em 12 anos. Agência Brasil online, 02 maio 2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-05/percentuais-de-endividados-e-inadimplentes-sao-os-maiores-em-12-anos. Acesso em: 21 jul. 2022.
CLAUDINO, L. P.; NUNES, M. B.; OLIVEIRA, A. R.; CAMPOS, O. V. Educação financeira e endividamento: um estudo de caso com servidores de uma instituição pública. XVI Congresso Brasileiro de Custos. Fortaleza, CE, Brasil, 03-05 nov. 2009. Disponível em: https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1029. Acesso em 25 jul. 2022.
DOMINGOS, R. Terapia financeira. São Paulo: DSOP, 2012.
FERRAZ, J. C. A educação financeira e sua importância na gestão financeira pessoal. IFPR, 2021. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2022/03/TCC-JC3Jessika-Ferraz-final.pdf. Acesso em: 21 jul. 2022.
OLIVO, R. L. F. Educação Financeira: o que é, importância e dicas. FIA Business School, 2018. Disponível em: https://fia.com.br/blog/educacao-financeira/. Acesso em: 21 jul. 2022.
RIBEIRO, A. Planejamento estratégico pessoal: você tem o seu? 2016. Disponível em: https://endeavor.org.br/desenvolvimento-pessoal/planejamento-estrategico-pessoal/. Acesso em: 25 jul. 2022.
ROSA, S. S. A importância da educação financeira para aumento de eficiência no planejamento e controle de finanças pessoais. Administração de Empresas em Revista, v. 3, n. 25, 2021. Disponível em: http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/admrevista/article/view/5211/371373584 Acesso em: 21 jul. 2022.
SANTOS, F. A. C.; SILVEIRA JUNIOR, L. F.; TORRES, K. A.; SILVEIRA, A. C. Educação financeira: como os futuros administradores gerenciam seus recursos? XV SEGeT, 30-31/10 e 01/11, 2018. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos18/25826303.pdf. Acesso em: 21 jul. 2022.
SPC BRASIL. SPC: índices econômicos. Serviço de Proteção ao Crédito, Brasil, 2018. Disponível em: https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/releases. Acesso em: 21 jul. 2022.
SOUZA, L. Pesquisa revela que 58% dos brasileiros não se dedicam às próprias finanças. Agência Brasil, 28 mar. 2018. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-03/pesquisa-revela-que-58-dos-brasileiros-nao-se-dedicam-proprias-financas. Acesso em: 21 jul. 2022.
WHITE, E. G. O lar adventista. Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1973.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kerygma
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Kerygma devem concordar com os seguintes termos:
- Uma vez aceitos para a publicação, os direitos autorais dos artigos são automaticamente transferidos à Kerygma.
- Todo material utilizado no texto que possua direitos autorais de terceiros devem estar devidamente referenciados.
- Os autores também devem deter os direitos de reprodução das imagens e tabelas em seu material, caso seja necessário.
- Os autores garantem que o texto submetido é de sua inteira autoria e não foi submetido e/ou publicado em nenhum outro local.
- As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião da Kerygma;
- É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalhopara fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Os autores concordam com a reprodução livre de seu material pela Kerygma, que poderá adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar, traduzir e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Os autores concordam que a Kerygma pode distribuir os artigos mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite acesso ao usuário em tempo e lugar determinados, seja por vias gratuitas ou por sistemas que importem pagamento. A Kerygma poderá ainda incluir o trabalho em banco de dados, físico ou virtual, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, em sistema de nuvem, microfilmar e demais formas de arquivamento atuais ou que ainda possam ser desenvolvidas, com ou sem fins lucrativos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento na nova publicação que o artigo foi publicado originalmente nesta revista.
- A Kerygma é detentora dos direitos de todos os trabalhos publicados por ela. A reprodução integral desses textos em outras publicações, para qualquer outra finalidade, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. O mesmo serve para reproduções parciais, como resumo, abstract, porções com mais de 500 palavras do texto, tabelas, figuras, ilustrações etc.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja “The effect of open access and downloads ('hits') on citation impact: a bibliography of studies”).