https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/issue/feed Kerygma 2025-07-01T23:05:19-03:00 Flávio Prestes Neto prestes.neto@gmail.com Open Journal Systems <div style="text-align: justify;"> <p>A <strong>Kerygma</strong>, desde 2005, é um periódico científico online de acesso aberto que publica artigos com caráter interdisciplinar nas áreas de Ciências da Religião e Teologia.<strong> </strong></p> <p>A <strong>Kerygma</strong> tem como objetivo disseminar conhecimentos teológicos e espirituais, bem como promover reflexão e diálogo sobre temas relevantes para a vida cristã. Com 18 anos de existência, já propagou mais de 200 artigos científicos de diversos pesquisadores dessas áreas e possui Qualis/Capes e é indexada em importantes bases de dados. </p> <p>A <strong>Kerygma</strong> é editada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) e sua gestão editorial é realizada por meio do <em>Open Journal Systems</em> – OJS 3, sendo esse software desenvolvido pelo grupo de pesquisa Public Knowledge Project (PKP) da Universidade British Columbia.</p> <p><strong>e-ISSN</strong>: 1809-2454 | <strong>Ano de criação</strong>: 2005 | <strong>Área do conhecimento</strong>: Ciências da Religião e Teologia|<strong>Qualis</strong>: B3 (2017-2020)|</p> </div> https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/1625 The Ministry of the Holy Spirit in the Book of Revelation: An Adventist Perspective 2024-05-27T11:14:02-03:00 Natal Gardino natal.gardino@hotmail.com <p>This article explores the constant presence and significant role of the Holy Spirit in the book of Revelation from a Seventh-day Adventist theological perspective. Although the term "Holy Spirit" is never used in the book, various symbols, metaphors, and allusions highlight His fundamental involvement in the plan of redemption and the life of the Church. The study organizes these references into five categories: explicit mentions, indirect references, possible allusions, implicit inferences, and the angelic representation of Revelation 18:1-3 as a symbolic depiction of the Holy Spirit in the context of the eschatological event known as the "Latter Rain." This interpretation carries significant theological implications, inviting reflection on the broader symbolic presence of the Holy Spirit in Revelation, including other angelic figures that may hypothetically represent His activity. The study sheds light on the harmonious collaboration within the Trinity in the plan of salvation and reaffirms the essential role of the Holy Spirit in strengthening the Church’s mission and its ultimate victory.</p> 2025-05-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Kerygma https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/1680 Discipleship in Systematic Theology: Implications for Soteriology 2025-01-27T15:09:54-03:00 Adriani Milli Rodrigues adriani@andrews.edu <p>Contrary to the general tendency to overlook discipleship as a prominent topic in the various loci of systematic theology, this article argues that this is a fruitful topic in the context of soteriology, assuming that discipleship is an integral part of the experience of the process of salvation in the development of Christian life. In order to constructively articulate the implications of discipleship for soteriology, this article investigates the concept of discipleship in the NT (the Gospels and Acts) and briefly dialogues with Bonhoeffer’s reflection on discipleship and grace, since it constitutes a relevant example of a systematic articulation between discipleship and soteriology in contemporary theology. Considering the biblical picture of discipleship and Bonhoeffer’s systematic articulation of discipleship and salvific grace, the article depicts the present experience of salvation in terms of a concrete process that involves the life of discipleship, not as a form of salvation by works, but rather as the divine gift of costly grace.</p> 2025-05-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Kerygma https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/1682 Crimes de sangue vingados em sete taças: Apocalipse 17 como explicação da quinta e da sexta pragas 2025-01-20T17:36:12-03:00 Vanderlei Dorneles vanderlei.dorneles@unasp.edu.br <h2>Os intérpretes em geral consideram que a Babilônia é lembrada por Deus no transcurso da sétima taça da ira (cf. Ap 16:19). Após isso, então, Deus derramaria sobre ela a sua ira. No entanto, segundo Apocalipse 15:1 e 16:17, a ira de Deus é completamente satisfeita ao longo das seis primeiras taças e ao derramar da sétima “pelo ar”. Antes mesmo das teofanias da sétima taça, Deus se declara satisfeito com a execução de seus juízos, com a declaração “Feito está!” (Ap 16:17). Além disso, na leitura mais corrente dessa unidade textual, Deus teria se lembrado da Babilônia para lhe dar o cálice da ira após a “grande cidade” se dividir em três partes, ou ser de todo destruída, o que sugeriria um anacronismo nessa seção (Ap 16:17-21). Questões de estrutura e aspectos linguísticos devem ser analisados a fim de se esclarecer o sentido da visão de Apocalipse 17 após as sete pragas, e que relação esse relato mantém com a visão das sete pragas (Ap 16). Este artigo emprega uma metodologia exegética com análise estrutural na busca de mais respostas para estas questões. A hipótese defendida aqui é de que Apocalipse 17 não relata um evento posterior nem um desdobramento da sétima taça, mas uma explicação das pragas quinta e sexta.</h2> 2025-05-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Kerygma https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/1668 As doutrinas da subsequência e da evidência do batismo no Espírito Santo no movimento pentecostal Assembleiano: Proposta de uma revisão de literatura 2024-12-05T17:00:27-03:00 Fábio Augusto Darius fabio.darius@unasp.edu.br Erico Tadeu Xavier etxacademico@gmail.com <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Trebuchet MS',sans-serif;">Este artigo investiga as doutrinas da subsequência e da evidência inicial do batismo no Espírito Santo no contexto do movimento pentecostal, com ênfase na tradição assembleiana. A pesquisa tem como objetivo analisar a fundamentação exegética e histórica dessas doutrinas, buscando compreender seus desdobramentos teológicos e sua influência na identidade pentecostal. A metodologia adotada consiste em uma revisão bibliográfica, que examina passagens bíblicas centrais como Atos 2, 8, 10 e 19, além de documentos doutrinários das Assembleias de Deus e literatura acadêmica especializada. A análise evidenciou que a doutrina da subsequência enfatiza a capacitação para o serviço cristão e a manifestação sobrenatural do Espírito, enquanto a evidência inicial do falar em línguas tem desempenhado um papel central na consolidação da experiência espiritual e no crescimento do movimento pentecostal. Conclui-se que essas doutrinas foram determinantes para a expansão global do pentecostalismo e para o fortalecimento da identidade assembleiana.</span></p> 2025-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Kerygma https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/1675 Toward an Adventist Theology of Social Witness: Covenant-keeping in the “Already-not yet" 2025-01-17T14:43:42-03:00 Iriann Irizarry iriannirizarry@gmail.com <p>This article aims to explore selected implications of covenant-keeping in the 21st century, framed through the theological lens of the church’s social witness within the “already-not-yet” framework of the kingdom of God. Drawing on the work of Miroslav Volf and Matthew Croasmun, I sustain that the “already-not-yet” theological framework both energizes and provides boundaries for the church as it embodies its witness regarding relevant social issues. This position will be enriched by selected examples from conversation partners such as Padilla de Borst (social marginalization and poverty), McCaulley (racial and ethnic discrimination), Richter (environmental stewardship), Yong (disability), and Swinton (mental health). Further, I will conclude that the social witness of the church should be central to Adventist theology, rather than positioned at its margins or as a supplementary aspect. These insights aim to encourage the church to more fully embrace its role as a covenantal community in today’s social context.</p> 2025-05-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Kerygma https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/1988 Uma abordagem Adventista à Bíblia como Literatura: João 13:21-30 como exemplo Metodológico 2025-06-06T14:58:11-03:00 Fabrício Ferreira fabricio.mello@adventistas.org Carlos Olivares pastorolivares@gmail.com <h4>El presente artículo busca contribuir a la valorización de los estudios literarios de la Biblia en el contexto adventista, un campo aún poco explorado dentro de la tradición teológica de la Iglesia Adventista del Séptimo Día. Aunque se reconoce la importancia de la Biblia como obra literaria, el enfoque literario ha sido recibido con reservas entre los adventistas, influenciados por percepciones históricas negativas sobre la literatura de ficción y por interpretaciones restrictivas de los escritos de Elena G. de White. Este trabajo sostiene que los recursos literarios, cuando son utilizados con criterios adecuados, pueden enriquecer la comprensión bíblica sin comprometer la visión teológica adventista. Para ello, se revisan los orígenes de los estudios literarios de la Biblia, se analiza la relación del adventismo con la literatura y se propone una aplicación práctica del método narrativo al texto de Juan 13:21-30. El objetivo es demostrar que una lectura literaria de la Biblia, alineada con la cosmovisión adventista, puede ampliar las posibilidades interpretativas y fortalecer los estudios teológicos.</h4> 2025-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Kerygma https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/1993 O sinal cronológico de Jonas: Exegese de Mateus 12:38-42 2025-07-01T23:05:19-03:00 Waldecir Gonzaga waldecir@hotmail.com Henderson Hermes Leite Velten hvelten@gmail.com <p>Este estudo trata da perícope de Mateus 12:38-40, na qual consta a afirmação feita por Jesus de que Sua geração não veria nenhum outro sinal senão o do profeta Jonas. A perícope está inserida no trecho mais amplo de Mateus 12:22-50, que retrata os fariseus e escribas contestando um dos milagres operados por Jesus: a expulsão de um demônio causador de cegueira e mudez. O propósito do estudo é investigar o sentido da expressão “sinal de Jonas” nessa perícope e sua conexão com outras ocorrências da mesma expressão nos evangelhos (Mt 16:4; Lc 11:29). Também se examinam a intenção e a precisão da relação tipológica estabelecida por Mateus 12:40 entre o episódio de Jonas no ventre do “grande peixe” e a morte e ressurreição de Cristo. Em Mateus, a referência aos três dias e três noites é sugestiva do intervalo em que Jesus permaneceu sepultado, mas a linguagem de Lucas parece apontar em outro sentido, fazendo da pregação de Jonas em Nínive um sinal e desarticulando, para alguns comentadores, a tipologia proposta em Mateus. Este estudo adota alguns passos do método histórico e da análise narrativa. As etapas seguidas em seu desenvolvimento são a segmentação e tradução de Mateus 12:38-42, a análise da perícope em seu contexto imediato e no conjunto de seu evangelho (Mt 16:4), além de um estudo comparativo com os textos paralelos de Marcos 8:11-13 e Lucas 11:29-32. Procede-se igualmente ao estudo dos dados bíblicos acerca do interregno temporal entre a morte e a ressurreição de Jesus.</p> 2025-11-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Kerygma https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/1979 Unidade Estrutural em Painel: A Arquitetura Literária e Teológica do Livro de Daniel 2025-05-27T14:27:58-03:00 Naftali Guerra naftaliguerra35@gmail.com <p>Este artigo propõe uma leitura sincrônica do livro de Daniel, defendendo sua unidade literária e teológica por meio de uma estrutura em forma de painel. Em oposição às visões redacionistas que fragmentam a obra com base em critérios históricos ou linguísticos, o estudo argumenta que os capítulos do livro — escritos em aramaico e hebraico — estão organizados de maneira intencional, formando dois blocos paralelos e correspondentes. A análise identifica dois quadriláteros temáticos recorrentes que atravessam os segmentos narrativos e visionários: o primeiro, composto por Daniel 1, 2, 7 e 8,<a href="#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a> com ênfase na sucessão dos reinos, na opressão contra os fiéis e no juízo divino; o segundo, por Daniel 3—4, 5—6, 9 e 12:3, com ênfase na imposição idolátrica, no livramento angélico e nos decretos de juízo contra os opressores. O estudo destaca que esses temas não apenas atravessam as divisões linguísticas do livro, mas também se repetem e se expandem em seções correspondentes, conferindo coesão estrutural e unidade teológica. A pesquisa também interage com autores como Shea, Gane e Doukhan, propondo que a estrutura literária evidencia a soberania de Deus na história e no tempo do fim. O artigo conclui que o livro de Daniel é uma composição deliberada e esperançosa, em que a fidelidade dos fiéis e a justiça divina convergem num clímax escatológico.</p> 2025-11-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Kerygma https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/1975 Entre as Ações do Espírito e as Estratégias Humanas: Uma Teologia Bíblica de Crescimento de Igreja Segundo Atos 2:42-47 2025-05-07T20:58:23-03:00 Kebby Rodríguez kebbyrodriguez@icloud.com <p>Este artigo examina criticamente os modelos contemporâneos de crescimento eclesial influenciados por estratégias empresariais, contrastando-os com o paradigma bíblico apresentado em Atos 2:42-47. O objetivo principal é demonstrar que o crescimento autêntico da igreja primitiva foi o resultado da ação soberana do Espírito Santo, manifestada por meio de quatro dimensões fundamentais: (1) o ensino apostólico como base doutrinária, (2) a comunhão radical (<em>koinonía</em>) que integrava o espiritual e o material, (3) a celebração litúrgica do partir do pão e (4) a oração como prática comunitária. Mediante uma metodologia que combina a análise exegética do texto grego de Atos 2:42-47 com uma avaliação teológica crítica em diálogo com fontes primárias e secundárias contemporâneas, o estudo revela como este modelo contrasta com as abordagens pragmáticas atuais que priorizam indicadores quantitativos (batismos, frequência, recursos econômicos). Os resultados destacam que o crescimento em Atos 2:42-47 foi consequência natural de uma comunidade que encarnava os valores do Reino, não produto de estratégias humanas. Como implicação pastoral, propõe-se reorientar a prática eclesial contemporânea para: (a) uma compreensão do sucesso baseada na fidelidade ao Evangelho mais do que em resultados numéricos; (b) o discipulado entendido como processo integral de formação; e (c) a integração entre adoração, comunhão e testemunho social.</p> 2025-11-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Kerygma https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/1673 Características da Comunidade Cristã Primitiva: Ação do Espírito em Atos 2:42-47 2024-12-18T16:34:55-03:00 Adolfo Suárez adolfo.suarez@adventistas.org Vamberto Marinho de Arruda Junior prvambertojr@gmail.com <p>Este artigo investiga como Atos 2:42-47 descreve uma comunidade de fé que opera no poder do Espírito Santo, refletindo a realização prática da missão cristã após o Pentecostes. A problemática central é a dificuldade enfrentada por muitas igrejas contemporâneas em unir fidelidade doutrinária e vitalidade espiritual com relevância social. Para isso, emprega-se uma análise exegético-teológica da perícope de Atos 2:42-47 em seu contexto literário, histórico e teológico, com atenção especial à teologia lucana do Espírito e da missão. A leitura proposta destaca que as ações da igreja primitiva não são estratégias humanas, mas frutos do agir do Espírito. Os resultados revelam características essenciais de uma comunidade cristã moldada pelo Espírito: ensino apostólico, comunhão, partilha, oração, reverência, adoração pública, testemunho e crescimento. Conclui-se que esses elementos, interpretados em seu contexto pneumatológico, podem inspirar um modelo teológico de espiritualidade e missão para a igreja atual.</p> 2025-11-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Kerygma