RELATO DE EXPERIÊNCIA

OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO METODOLOGIA NA PREVENÇÃO AO ABUSO SEXUAL NA INFÂNCIA

Autores

  • Luciane Weber Baia Hees
  • Marlene Silva Antunes

DOI:

https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p88-101

Palavras-chave:

PREVENÇÃO, ABUSO SEXUAL, INFÂNCIA, METODOLOGIA PEDAGÓGICA, LÚDICO

Resumo

No âmbito educacional, a articulação entre ensino e aprendizagem encontra na metodologia das oficinas pedagógicas um recurso oportuno. Este artigo tem como finalidade principal trabalhar o processo de formação e organização emocional de crianças, através de oficinas pedagógicas nas quais se pretendeu inibir a incidência do abuso sexual na infância. Essas oficinas foram aplicadas numa perspectiva lúdica, onde as crianças foram influenciadas a serem corajosas e espertas diante do perigo, além de aprender a se defender e vencer o medo de buscar ajuda de um adulto de confiança. Fundamentando-se em estudos que valorizam o lúdico e seu papel na educação, além de apoiar-se no Estatuto da Criança e do Adolescente quando afirma que "todas as crianças e adolescentes têm o direito de viverem livres de toda a forma de violência", relata-se sucintamente uma experiência de oficinas realizadas e alguns dos resultados identificados. Por fim, conclui-se reforçando a evidente necessidade de trabalhar a prevenção do abuso sexual infantil, e sugere-se que isso seja realizado através de uma metodologia pedagógica, sem impor medo na criança ao preveni-la de situações que podem expô-la ao abuso sexual.  

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Publicado

2020-10-16

Como Citar

WEBER BAIA HEES, L.; SILVA ANTUNES, M. RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO METODOLOGIA NA PREVENÇÃO AO ABUSO SEXUAL NA INFÂNCIA. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 1, n. 1, p. 88–101, 2020. DOI: 10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p88-101. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1322. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos