RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Palavras-chave

PREVENÇÃO
ABUSO SEXUAL
INFÂNCIA
METODOLOGIA PEDAGÓGICA
LÚDICO

Como Citar

Weber Baia Hees, L., & Silva Antunes, M. (2020). RELATO DE EXPERIÊNCIA. Docent Discunt, 1(1), 88-101. https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p88-101

Resumo

No âmbito educacional, a articulação entre ensino e aprendizagem encontra na metodologia das oficinas pedagógicas um recurso oportuno. Este artigo tem como finalidade principal trabalhar o processo de formação e organização emocional de crianças, através de oficinas pedagógicas nas quais se pretendeu inibir a incidência do abuso sexual na infância. Essas oficinas foram aplicadas numa perspectiva lúdica, onde as crianças foram influenciadas a serem corajosas e espertas diante do perigo, além de aprender a se defender e vencer o medo de buscar ajuda de um adulto de confiança. Fundamentando-se em estudos que valorizam o lúdico e seu papel na educação, além de apoiar-se no Estatuto da Criança e do Adolescente quando afirma que "todas as crianças e adolescentes têm o direito de viverem livres de toda a forma de violência", relata-se sucintamente uma experiência de oficinas realizadas e alguns dos resultados identificados. Por fim, conclui-se reforçando a evidente necessidade de trabalhar a prevenção do abuso sexual infantil, e sugere-se que isso seja realizado através de uma metodologia pedagógica, sem impor medo na criança ao preveni-la de situações que podem expô-la ao abuso sexual.  

https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p88-101
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Referências

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