RELATO DE EXPERIÊNCIA
OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO METODOLOGIA NA PREVENÇÃO AO ABUSO SEXUAL NA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p88-101Palabras clave:
PREVENÇÃO, ABUSO SEXUAL, INFÂNCIA, METODOLOGIA PEDAGÓGICA, LÚDICOResumen
No âmbito educacional, a articulação entre ensino e aprendizagem encontra na metodologia das oficinas pedagógicas um recurso oportuno. Este artigo tem como finalidade principal trabalhar o processo de formação e organização emocional de crianças, através de oficinas pedagógicas nas quais se pretendeu inibir a incidência do abuso sexual na infância. Essas oficinas foram aplicadas numa perspectiva lúdica, onde as crianças foram influenciadas a serem corajosas e espertas diante do perigo, além de aprender a se defender e vencer o medo de buscar ajuda de um adulto de confiança. Fundamentando-se em estudos que valorizam o lúdico e seu papel na educação, além de apoiar-se no Estatuto da Criança e do Adolescente quando afirma que "todas as crianças e adolescentes têm o direito de viverem livres de toda a forma de violência", relata-se sucintamente uma experiência de oficinas realizadas e alguns dos resultados identificados. Por fim, conclui-se reforçando a evidente necessidade de trabalhar a prevenção do abuso sexual infantil, e sugere-se que isso seja realizado através de uma metodologia pedagógica, sem impor medo na criança ao preveni-la de situações que podem expô-la ao abuso sexual.
Descargas
Citas
ÉSTHER, A. B. Por que se faz pesquisa qualitativa? Disponível em: https://bit.ly/34eEvDO. Acesso em: 19/10/2020.
FINKERHOR, D. Childhood victimization: Violence, crime and abuse in the lives of young people. New Hampshire: Oxford Scholarship Online, 2008.
LUTZJER , J. R. Preventing violence: Research and evidence based intervention strategies. American Psychological Association, 2006
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Inspire: sete estratégias para pôr fim à violência contra as crianças. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3lKhe2E. Acesso em 14 outubro de 2020. PAVIANI, N. M. S.; FONTANA , N. M. Oficinas pedagógicas: Relato de uma experiência. Conjectura, v. 14, n. 2, maio/ago 2009.
PRICE, J. M. A Pedagogia de Jesus, 2ª Ed.. Rio de Janeiro: Editora Juerp, 1993.
THE NATURAL CHILDREN PROJECT. GERSHOFF, E. Report on physical punishment in united states: What research tell us about its effects on children. 2008. Disponível em: https://bit.ly/3j4bvTr. Acesso em: 14 de outubro de 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Plan de Acción Mundial: Los sistemas de salud enfrentan laa violencia contra las mujeres y las niñas. 2017 Disponível em: https://bit.ly/2H5JdLi. Acesso em: 14 de outubro de 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Responding to Children and Adolescents Who Have Been Sexually Abused: WHO clinical guidelines 2017. Disponível em: https://bit.ly/317s5Me. Acesso em: 14 de outubro de 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.