A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
pdf

Palavras-chave

formação profissional
educação especial
aprendizagem
desenvolvimento
práticas pedagógicas

Como Citar

Gomes Lima, P., & Marthendal Oliveira Santos, J. (2020). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Docent Discunt, 1(1), 63-70. https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p63-70

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma breve discussão a respeito da formação do profissional da educação, com foco na educação especial, principalmente a educação inclusiva. Para que realmente aconteça a inclusão é preciso que os professores invistam nas potencialidades de seus estudantes, atendendo às suas necessidades e propondo uma aprendizagem que favoreça o seu desenvolvimento. O processo formativo, inicial e continuado, requer investimentos maiores na educação e nos profissionais que nela atuam. Acredita-se que tal investimento contribuirá para minimizar as práticas pedagógicas excludentes. Sendo assim, é urgente a formação docente especializada, tendo em vista que a inclusão requer não somente a inserção do aluno com deficiência em sala de aula, mas uma educação onde são respeitadas as diferenças e peculiaridades de cada indivíduo e sua deficiência, buscando assegurar para todos os alunos o direito de aprender.

https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p63-70
pdf

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares. Brasília, 1999.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.

SILVA, L. C.; RODRIGUES, M. M. Políticas públicas e formação de professores: vozes e vieses na Educação Inclusiva. In: DECHICHI, C.; SILVA, L. C.; FERREIRA, J. M. (Org.). Educação Especial e Inclusão Educacional: formação profissional e experiências em diferentes contextos. Uberlândia: EDUFU, 2011.

SILVA, L. C.. A política de formação continuada de professores e a Educação Especial: algumas reflexões. In: SILVA, L. C.; DECHICHI, C.; MOURÃO, M. P. (Org.). Políticas e práticas de formação continuada de professores para Educação Especial: alguns olhares sobre os cursos de extensão “professor e surdez: cruzando caminhos, produzindo novos olhares”. Uberlândia: EDUFU, 2010.

PIMENTEL, S. C. Conviver com a Síndrome de Down em escola inclusiva: mediação pedagógica e formação de conceitos. Petrópolis: Vozes, 2012.

PINHEIRO, A. P. R. Formação de professores para inclusão de pessoas com necessidades especiais: o caso de cursos de licenciatura da UFRB. 2010. Monografia. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Amargosa, 2010.

SCHEIBE, L. Formação de professores no Brasil: A herança histórica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v.2, n. 2-3, p. 41-53, jan/dez 2008.

VYGOTSKY, L. V. Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Copyright (c) 2020 Docent Discunt

Downloads

Não há dados estatísticos.