A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

DISCUSSÃO ACERCA DO TEMA

Autores/as

  • Paulo Gomes Lima
  • Jociane Marthendal Oliveira Santos

DOI:

https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p63-70

Palabras clave:

formação profissional, educação especial, aprendizagem, desenvolvimento, práticas pedagógicas

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma breve discussão a respeito da formação do profissional da educação, com foco na educação especial, principalmente a educação inclusiva. Para que realmente aconteça a inclusão é preciso que os professores invistam nas potencialidades de seus estudantes, atendendo às suas necessidades e propondo uma aprendizagem que favoreça o seu desenvolvimento. O processo formativo, inicial e continuado, requer investimentos maiores na educação e nos profissionais que nela atuam. Acredita-se que tal investimento contribuirá para minimizar as práticas pedagógicas excludentes. Sendo assim, é urgente a formação docente especializada, tendo em vista que a inclusão requer não somente a inserção do aluno com deficiência em sala de aula, mas uma educação onde são respeitadas as diferenças e peculiaridades de cada indivíduo e sua deficiência, buscando assegurar para todos os alunos o direito de aprender.

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Publicado

2020-11-12

Cómo citar

GOMES LIMA, P.; MARTHENDAL OLIVEIRA SANTOS, J. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DISCUSSÃO ACERCA DO TEMA. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 1, n. 1, p. 63–70, 2020. DOI: 10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p63-70. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1315. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos