Monitoramento e avaliação do plano municipal de educação de votorantim/sp
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01577Palavras-chave:
Plano Municipal de Educação, Monitoramento e avaliação, Controle SocialResumo
Objetivo: Analisar o monitoramento, as avaliações periódicas e as formas de trabalho das instâncias responsáveis pelo Plano Municipal de Educação de Votorantim/SP, no período de 2015 a 2020.
Método: A pesquisa é de natureza exploratória, qualitativa e bibliográfica. Foram analisados documentos como leis, portarias e relatórios municipais e federais.
Resultados: O estudo destacou os avanços e desafios no monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação. As metas relacionadas à educação infantil e ensino fundamental apresentaram lacunas na universalização do acesso, enquanto as metas voltadas à valorização dos profissionais da educação mostraram progresso com ajustes de carreira e carga horária, mas ainda demandam incentivo à formação continuada.
Conclusão: A pesquisa evidencia a importância do monitoramento contínuo e do controle social como instrumentos essenciais para o cumprimento das metas educacionais. Ainda são necessários esforços integrados entre gestores e a comunidade para alcançar os objetivos estabelecidos até 2025.
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