O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE PSICOLOGIA NO BRASIL E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n2.p74-94

Palavras-chave:

estágio curricular supervisionado, psicologia, práxis profissional

Resumo

O presente estudo teve como objetivo contextualizar o estágio curricular supervisionado nos cursos de psicologia no Brasil e a sua centralidade,ou não, nas políticas educacionais. Entende-se o estágio curricular supervisionado como meio ou percurso formativo necessário ao futuro psicólogo visando à construção de sua identidade e exercício profissional. Esse processo ocorre durante e depois da formação e vai muito além da instrumentalização técnica. O caminho metodológico pautou-se por pesquisa de cunho qualitativo, utilizando-se referenciais bibliográficos e documentais sobre a área e estado do conhecimento. Os apontamentos finais nos mostram que aconteceram mudanças consistentes no Brasil acerca de normativas instrumentais para a implementação da nova lei de estágio e respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais na área de Psicologia. No entanto, deve haver um diálogo permanente quanto à formação do psicólogo, que não pode reduzir-se ao escopo tecnicista; ao entendimento de que a formulação e reformulação de práticas e embasamento epistemológico não podem deixar à margem realidades sociais e profissionais dos futuros psicólogos.

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Biografia do Autor

Jociane Marthendal Oliveira Santos, UFSCar campus Sorocaba/SP

Mestra em Educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP. Psicóloga, membro do GEPLAGE– Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

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Publicado

2021-02-24

Como Citar

SANTOS, J. M. O.; LIMA, P. G. O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE PSICOLOGIA NO BRASIL E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 1, n. 2, p. 74–94, 2021. DOI: 10.19141/docentdiscunt.v1.n2.p74-94. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1301. Acesso em: 22 dez. 2024.

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