A educação étnico-cultural nas instituições de educação superior

Autores

  • Bianca Silva de Oliveira Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Silvia Cristina de Oliveira Quadros Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v3.n1.p10-21

Palavras-chave:

Educação Superior, Plano de Desenvolvimento Institucional, Relações Étnico-culturais

Resumo

O presente estudo trata-se de uma análise documental de caráter qualitativo, cujo objetivo é analisar como se cumpre e se aplica as legislações vigentes no tocante à temática de relações étnico-culturais na educação Superior. Para tanto, foi realizada uma triagem de instituições, na categoria de centro universitário, na plataforma e-MEC, que se localizavam na cidade de São Paulo, um total de 20, e, desses, foram selecionados para a pesquisa aqueles que disponibilizaram em seus respectivos sites, de forma completa, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), um total de seis. A análise desse documento foi realizada à luz do que é proposto pela legislação brasileira vigente sobre as questões étnico-culturais. Uma primeira categorização realizada foi temática, a partir das palavras-chave: “relações étnico-raciais”, “étnico-racial”, “africana”, “indígena”, “direitos humanos”, “cultura” e “diversidade”. Em seguida, categorizou-se as seis instituições em duas vertentes: cumprimento da legislação e atividades propostas. Os resultados da análise apontaram que o Plano de Desenvolvimento Institucional das Instituções aborda a questão, entretanto, nem todas apresentam formas concretas de realização das políticas propostas.

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Referências

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Publicado

2022-10-03

Como Citar

OLIVEIRA, B. S. de; QUADROS, S. C. de O. A educação étnico-cultural nas instituições de educação superior. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 3, p. 10–21, 2022. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v3.n1.p10-21. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1509. Acesso em: 3 out. 2024.

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