Imagem de Deus e nova criação: traços de responsabilidade ecológica cristã na teologia de John Wesley
Palavras-chave:
John Wesley, nova criação, imagem de Deus, responsabilidade ecológica.Resumo
O presente estudo aborda a contribuição teológica de John Wesley para a discussão da responsabilidade ecológica cristã. Muito embora os problemas ambientais de hoje sejam bem diferentes do contexto de Wesley, seu pensamento oferece, ao contrário de muitas outras tradições teológicas, importantes impulsos para uma compreensão adequada da responsabilidade do cristão em relação ao meio ambiente. Inicialmente é feita uma contextualização geral da Inglaterra do século XVIII, marcada pelos primórdios da Revolução Industrial que propiciaram intensos problemas sociais e ambientais, bem como as práticas colonia listas do império inglês exercidas em outras terras. Em seguida são enfatizados os principais elementos do pensamento de Wesley que buscam oferecer uma reflexão teológica sobre a atitude humana para com a natureza: o conceito de nova criação; a noção da restauração da imagem de Deus no ser humano enquanto cuidador da criação e não como conquistador; a responsabilidade para com a natureza e o cuidado dos animais. Finalmente algumas considerações são traçadas a respeito das contribuições da teologia de Wesley, bem como suas limitações, para a discussão da responsabilidade ambienta l cristã.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Uma vez aceitos para a publicação, os direitos autorais dos artigos são automaticamente transferidos à Kerygma. Todo material utilizado no texto que possua direitos autorais de terceiros devem estar devidamente referenciados. As pessoas autoras também devem deter os direitos de reprodução das imagens e tabelas em seu material, caso seja necessário. Autores(as) que publicam na Kerygma devem concordar com os seguintes termos:
Termo 1: Os(as) autores(as) concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Termo 2: Os(as) autores(as) têm a autorização para assumir contratos adicionais para a distribuição não exclusiva de seu trabalho, conforme publicado na revista (por exemplo: repositório institucional, capítulo de livro etc.). Contudo, ele deve reconhecer a autoria e a publicação inicial do trabalho à Kerygma.
Termo 3: Os(as) autores(as) concordam com a reprodução livre de seu material pela Kerygma, que poderá adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar, traduzir e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores. Ela também pode distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite acesso ao usuário em tempo e lugar determinados, seja por vias gratuitas ou por sistemas que importem pagamento. A Kerygma poderá incluir o trabalho em banco de dados, físico ou virtual, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, em sistema de nuvem, microfilmar e demais formas de arquivamento atuais ou que ainda possam ser desenvolvidas, com ou sem fins lucrativos.
A revista Kerygma é detentora dos direitos de todos os trabalhos publicados por ela. A reprodução integral desses textos em outras publicações, para qualquer outra finalidade, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. O mesmo serve para reproduções parciais, como resumo, abstract, porções com mais de 500 palavras do texto, tabelas, figuras, ilustrações etc.