A crítica da religião na teologia de Karl Barth

Autores

  • Adriani Milli Rodrigues

Palavras-chave:

Método Teológico, Religião, Teologia Moderna, Karl Barth

Resumo

Em contraste com vários teólogos que defenderam a religião contra inúmeros ataques realizados por filósofos modernos, Karl Barth criticou a religião a partir de uma perspectiva teológica. Desse modo, este artigo objetiva descrever o significado da crítica da religião na teologia de Barth, particularmente em suas obras A carta aos romanos e Church dogmatics. De maneira geral, a partir do ponto de vista da doutrina da justificação pela fé, a crítica barthiana da religião claramente envolve uma contraposição ao método teológico do protestantismo moderno, especificamente a teologia liberal, que adota um ponto de partida antropocêntrico ao invés de teocêntrico.

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Publicado

2012-03-25

Como Citar

RODRIGUES, A. M. A crítica da religião na teologia de Karl Barth. Kerygma, Engenheiro coelho (SP), v. 8, n. 1, p. 37–67, 2012. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/118. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos