Ações afirmativas no Instituto Federal de São Paulo

análise de fontes documentais

Autores

  • Angela Martins

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p90-105

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Instituto Federal de São Paulo, Política Educacional, Fontes Documentais

Resumo

O artigo apresenta e discute resultados de investigação maior que analisou ações e estratégias do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com foco em diretrizes e fundamentos preconizados no escopo da política institucional, orientadores do processo de implementação de suas políticas afirmativas. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada por meio do levantamento e sistematização de documentos legais e normativos que regulamentam os Núcleos de Ações Afirmativas, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e de fontes primárias, o que viabilizou a construção de um corpus significativo de análise. Após o trabalho de levantamento, sistematização e leitura preliminar de cada documento, foram reunidas todas as partes das fontes oficiais, procedendo-se à desconstrução e reconstrução dos dados para elaborar interpretações. O texto contextualiza, inicialmente, a criação do IFSP no escopo da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e realiza apontamentos sobre o conceito, objetivos e contexto em que são produzidas as políticas de ações afirmativas e ações inclusivas no país, no intuito de estabelecer diálogo entre as fontes oficiais e a literatura que examina o tema em pauta. Na sequência, apresenta e analisa os documentos e, por fim, apresenta alguns subsídios com o objetivo de contribuir para a ampliação do debate em torno do tema, e da melhoria na qualidade das relações de convivência na instituição.

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Publicado

2021-12-31 — Atualizado em 2022-01-04

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Como Citar

MARTINS, A. Ações afirmativas no Instituto Federal de São Paulo: análise de fontes documentais. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 2, n. 2, p. 90–105, 2022. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p90-105. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1430. Acesso em: 25 nov. 2024.