Primeiros Socorros para profissionais da Educação Infantil
Um estudo quase-experimental
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p14-27Palavras-chave:
Primeiros Socorros, Educação e Saúde, Educação infantil, Capacitação de professores, Serviços de saúde escolar, Promoção de saúde, Colaboração intersetorialResumo
Apesar do conhecimento do educador sobre primeiros socorros (PS) ser indispensável, especialmente na educação infantil, este tem sido relatado como insuficiente em algumas localidades. De modo que este artigo objetivou investigar o conhecimento de profissionais da educação infantil sobre PS, e avaliar os resultados da implementação de uma intervenção em educação em saúde, para capacitação dos educadores na área de urgência e emergência em um berçário privado no município de Palmas, estado de Tocantins, Brasil. Trata-se de investigação quase-experimental, não randomizada, baseada em observação (O) na pré-intervenção; intervenção (I) e observação (O) na pós-intervenção – modelo OIO). As observações pré e pós-intervenção foram realizadas por meio de um questionário semiestruturado para avaliação do conhecimento dos professores a respeito de conceitos e algumas das principais manobras de suporte básico de vida no contexto da educação infantil. A intervenção foi orientada pelo mesmo roteiro e conduzida pelo desenvolvimento de aulas teórico-práticas dialógicas e expositivas, realizadas por uma semana, com duração de 90 minutos por dia. Destacamos que, de forma geral, os profissionais não se sentiam preparados para lidar com urgências. Na observação pré-intervenção quase sempre houve prevalência ou grande proporção de respostas inadequadas em relação à abordagem aos acidentes e à vítima de acidente no contexto dos PS no âmbito da educação infantil. Ainda foi constado, após a intervenção, melhor adequação na maior parte dos questionamentos, bem como a indicação da menor frequência de incidentes e uma disposição mais confiante dos professores para prestar PS. Logo, é essencial aos profissionais da educação infantil que o treinamento em PS esteja previsto no currículo em sua formação inicial e continuada para efetiva promoção da saúde escolar e prevenção de lesões acidentais.
Downloads
Referências
ABELAIRAS-GÓMEZ, C.; CARBALLO-FAZANES, A.; MARTÍNEZ-ISASI, S.; LÓPEZ-GARCÍA, S.; RICO-DÍAZ, J.; RODRÍGUEZ-NÚÑEZ, A. Conocimiento y actitudes sobre los primeiros auxilios y soporte vital básico de docentes de Educación Infantil y Primaria y los progenitores. Anales de Pediatría, v. 92, n. 5, p. 268-276, 2020. https://doi.org/10.1016/j.anpedi.2019.10.010
ADELOYE, D.; BOWMAN, K.; CHAN, K. Y.; PATEL, S.; CAMPBELL, H.; RUDAN, I. Global and regional child deaths due to injuries: an assessment of the evidence. Journal of global health, v. 8, n. 2, 021104, 2018. https://doi.org/10.7189/jogh.08.021104
ADIB-HAJBAGHERY, M.; KAMRAVA, Z. Iranian teachers’ knowledge about first aid in the school environment. Chinese journal of traumatology, v. 22, n. 4, p. 240-245, 2019. https://doi.org/10.1016/j.cjtee.2019.02.003
ALONGE, O.; HYDER, A. A. Reducing the global burden of childhood unintentional injuries. Archives of disease in childhood, v. 99, n. 1, p. 62-69, 2014. http://dx.doi.org/10.1136/archdischild-2013-304177
ALYAHYA, I. A.; ALMOHSEN, H. A.; ALSALEEM, I. A.; AL-HAMID, M. M.; ARAFAH, A. M.; AL TURKI, Y. A.; ALJASSER, A. A.; ALKHARFI, M. A. Assessment of knowledge, attitude, and practice about first aid among male school teachers and administrators in Riyadh, Saudi Arabia. Journal of family medicine and primary care, v. 8, n. 2, p. 684, 2019. https://doi.org/10.4103/jfmpc.jfmpc_316_18
BARCELOS, R. S.; DEL-PONTE, B.; SANTOS, I. S. Interventions to reduce accidents in childhood: a systematic review. Jornal de pediatria, v. 94, n. 4, p. 351-367, 2018. https://doi.org/10.1016/j.jped.2017.10.010
BOAVENTURA, A. P.; MANDL, S. R. M.; MORAES, E. S. S.; SIMÕES, C.; GASPAR, A. R.; VEDOVATO, C. Primeiros socorros no ambiente escolar: relato de experiência na Divisão de Educação Infantil e Complementar da Universidade Estadual de Campinas. Revista Saberes Universitários, v. 2, n. 2, p. 147-158, 2017. https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/7596
BRAGAGNOLLO, G. R.; GODOY, P. C. G. D. T.; SANTOS, T. S. D.; RIBEIRO, V. D. S.; MORERO, J. A. P.; FERREIRA, B. R. Intervenção educacional sobre enteroparasitoses: um estudo quase experimental. Revista Cuidarte, v. 9, n. 1, p. 2030-2044, 2018. https://doi.org/10.15649/cuidarte.v9i1.486
BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: Ministério da Educação, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC, Brasília: Ministério da Educação, 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n.° 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário oficial da União, Brasília, 13 jun. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, 2009.
BULATY, A.; PIETROBON, S. R. G. Perfil dos professores da educação infantil: estudo de um município do interior do Paraná. In: EDITORA POISSON (Org.) Educação no Século XXI: leitura, escrita, formação docente. Belo Horizonte: Poisson, 2019. 36v.
FAYDALI, S.; KÜÇÜK, S.; YEŞILYURT, M. Incidents That Require First Aid in Schools: Can Teachers Give First Aid? Disaster Medicine and Public Health Preparedness, v. 13, n. 3, p. 456-462, 2018. https://doi.org/10.1017/dmp.2018.66
FORWARD, K. E.; LOUBANI, E. Predictable and preventable: historical and current efforts to improve child injury prevention. Current pediatric reviews, v. 14, n. 1, p. 48-51, 2018. https://doi.org/10.2174/1573396313666171010111722
GALINDO NETO, M.; CAETANO, J. Á.; BARROS, L. M.; SILVA, T. M. D.; VASCONCELOS, E. M. R. D. Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, p. 87-93, 2017. https://doi.org/10.1590/1982-0194201700013
GENESINI, G.; SANTOS, F.; CONTE, M.; LOHMANN, P. M.; ZANOTELLI, A. Primeiros socorros na educação infantil: percepção dos educadores. Research, Society and Development, v. 10, n. 1, p. e5210111279, 2021. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11276
LI, F.; SHENG, X.; ZHANG, J.; JIANG, F.; SHEN, X. Effects of pediatric first aid training on preschool teachers: a longitudinal cohort study in China. BMC Pediatr, v. 14, 209, 2014. https://doi.org/10.1186/1471-2431-14-209
MALTA, C. M. Atendimento de urgência e emergência para profissionais da educação infantil. Palmas, 2017. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) – Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, 2017.
MOREIRA, D. S.; VITTA, A. D.; PENITENTE, L. A. D. A.; VITTA, F. C. F. D. Influência de procedimentos educativos sobre os conceitos de berçários. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 25, n. 3, p. 217-224, 2014. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i3p217-224
MORENO, S. H. R.; FONSECA, J. P. S. A importância das oficinas de primeiros socorros após implantação da lei Lucas: a vivência de um colégio. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 2, p. 4661-4674, 2021. https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-053
NAVARRO-PATÓN, R.; FREIRE-TELLADO, M.; BASANTA-CAMIÑO, S.; BARCALA-FURELOS, R.; ARUFE-GIRALDEZ, V.; RODRIGUEZ-FERNÁNDEZ, J. E. Effect of 3basic life support training programs in future primary school teachers. A quasi-experimental design. Med Intensiva (Engl Ed), v. 42, n. 4, p. 207-215, 2018. https://doi.org/10.1016/j.medin.2017.06.005
OLMOS-GÓMEZ, M. D. C.; RUIZ-GARZÓN, F.; PAIS-ROLDÁN, P.; LÓPEZ-CORDERO, R. Teaching First Aid to Prospective Teachers as a Way to Promote Child Healthcare. Healthcare, v. 9, n. 4, p. 367, 2021. https://doi.org/10.3390/healthcare9040367
PEDEN, M.; OYEGBITE, K.; OZANNE-SMITH, J.; HYDER, A. A.; BRNCHE, C.; RAHMAN, A. F.; RIVARA, F.; BARTOLOMEOS, K. (Ed.). World Report on Child Injury Prevention. Geneva: World Health Organization, 2008.
RIBEIRO, M. G. C.; PAULA, A. B. R.; BEZERRA, M. A. R.; ROCHA, S. S.; AVELINO, F. V. S. D.; GOUVEIA, M. T. O. Social determinants of health associated with childhood accidents at home: An integrative review. Rev Bras Enferm., v. 72, n. 1, p. 265-76, 2019. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0641
PAZ, A.; ZUKOWSKY-TAVARES, C.; GERAB, I. A saúde na educação infantil. Life Style, v. 6, n. 2, p. 23-38, 2019. https://doi.org/10.19141/2237-3756.lifestyle.v6.n2.p23-38
SILVA, A. B. S.; SANTOS, C. M.; DIAS, F. P.; SOUZA, A. C. M.; SILVA, L. S.; SILVA, M. D. M.; PORTO, E. F.; ZUKOWSKY-TAVARES, C. Sex education to prevent teenage pregnancy in the context of school health: an integrative analysis. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. e28210312967, 2021. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.12967
SILVA, D. J.; WANDERLEY, T. P. S. P.; NORONHA, M. P. S.; SOUZA, A. C.; COSTA, S. S. Conhecimento dos profissionais na educação infantil sobre primeiros socorros: revisão de literatura. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS, 2020, Recife. Anais [...] Recife: Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. p. 1-13. https://doi.org/10.31692/2358-9728.VICOINTERPDVL.0297RESUMO
TUPETZ, A.; FRIEDMAN, K.; ZHAO, D.; LIAO, H.; ISENBURG, M. V.; KEATING, E. M.; VISSOCI, J. R.; STATON, C. Prevention of childhood unintentional injuries in low- and middle-income countries: A systematic review. PLoS ONE, v. 15, n. 12, e0243464, 2020. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0243464
VERÇOSA, R. C. M.; SILVA, M. D. B. P.; SANTOS, M. M.; SILVA, J. R.; SANTOS, R. F. E. P. Conhecimento dos Professores que Atuam no Âmbito Escolar Acerca dos Primeiros Socorros. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 22, n. 1, p. 78-84, 2021. https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n1p78-84
WHO. World Health Organization. Injuries and violence, 2021. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/injuries-and-violence. Acesso em: 07 jan. 2021.
ZONFRILLO, M. R.; LINAKIS, J. G.; YANG, E. S.; MELLO, M. J. A systematic review of longitudinal cohort studies examining unintentional injury in young children. Global pediatric health, v. 5, p. 2333794X18774219, 2018. https://doi.org/10.1177/2333794X18774219
Publicado
Versões
- 2022-01-04 (2)
- 2021-12-31 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Docent Discunt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.