Resumo
Este artigo apresenta uma investigação sobre a incidência da presença masculina no Curso de Pedagogia. Com os objetivos propostos, buscou-se compreender o contexto histórico e social da formação docente no Brasil, a fim de perceber como as relações entre os gêneros foram se constituindo na área. A pesquisa se concentrou no Curso de Pedagogia de uma instituição particular, confessional e sem fins lucrativos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e exploratória, bem como pesquisa de campo, através de entrevistas com os egressos do curso de pedagogia dessa instituição, para identificar o perfil desse público; além de realizar análise dos dados qualitativos utilizando o software WebQDA. Mediante a pesquisa, concluímos: a presença do gênero masculino na pedagogia, tal como se encontra, é resultado de um processo histórico. E embora muito já tenha sido feito contra o preconceito que esses profissionais enfrentam de diversas formas, ainda há para se fazer.
Referências
CARVALHO, Marília Pinto de. Vozes masculinas numa profissão feminina. Estudos Feministas, v. 6, n. 2, 01 - 01- 1998, p. 406-422.
DEMARTINI, Z. de B. F.; ANTUNES, F. F. Magistério primário: profissão feminina, carreira masculina. Cadernos de Pesquisa, n. 86, 31-08-1993, p. 5–14.
PIAZZETTA, Tamara. O masculino na docência na educação infantil e anos iniciais. Sbece, v. 14, n. 14, mai./jul./ago. 2000, p. 61-88.
RABELO, Amanda Oliveira. Professores discriminados: um estudo sobre os docentes do sexo masculino nas séries do ensino fundamental. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 4, out/dez - 2013, p. 907-925.
SAYÃO, Deborah Thomé. Relações de gênero e trabalho docente na educação infantil: Um estudo de professores em creche. Tese de doutorado, Programa de Pós-graduação em educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 2005.
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação. n. 14, mai/ago - 2000, p. 61-88.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Docent Discunt