A presença masculina na pedagogia: uma análise histórica
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Palavras-chave

Formação do pedagogo
Gênero masculino na pedagogia
Homens na pedagogia

Como Citar

DE SANTANA ALEIXO BROWN, S.; BROWN, V. de S. A.; GUIMARÃES PEREIRA SALES, G. A presença masculina na pedagogia: uma análise histórica. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 4, p. e01597, 2023. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1597. Acesso em: 23 jul. 2025.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre a incidência da presença masculina no Curso de Pedagogia. Com os objetivos propostos, buscou-se compreender o contexto histórico e social da formação docente no Brasil, a fim de perceber como as relações entre os gêneros foram se constituindo na área. A pesquisa se concentrou no Curso de Pedagogia de uma instituição particular, confessional e sem fins lucrativos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e exploratória, bem como pesquisa de campo, através de entrevistas com os egressos do curso de pedagogia dessa instituição, para identificar o perfil desse público; além de realizar análise dos dados qualitativos utilizando o software WebQDA. Mediante a pesquisa, concluímos: a presença do gênero masculino na pedagogia, tal como se encontra, é resultado de um processo histórico. E embora muito já tenha sido feito contra o preconceito que esses profissionais enfrentam de diversas formas, ainda há para se fazer.

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Referências

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