A presença masculina na pedagogia: uma análise histórica

Autores/as

  • Samuel de Santana Aleixo Brown Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil)
  • Vitória de Santana Aleixo Brown Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil)
  • Giza Guimarães Pereira Sales Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil)

Palabras clave:

Formação do pedagogo, Gênero masculino na pedagogia, Homens na pedagogia

Resumen

Este artigo apresenta uma investigação sobre a incidência da presença masculina no Curso de Pedagogia. Com os objetivos propostos, buscou-se compreender o contexto histórico e social da formação docente no Brasil, a fim de perceber como as relações entre os gêneros foram se constituindo na área. A pesquisa se concentrou no Curso de Pedagogia de uma instituição particular, confessional e sem fins lucrativos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e exploratória, bem como pesquisa de campo, através de entrevistas com os egressos do curso de pedagogia dessa instituição, para identificar o perfil desse público; além de realizar análise dos dados qualitativos utilizando o software WebQDA. Mediante a pesquisa, concluímos: a presença do gênero masculino na pedagogia, tal como se encontra, é resultado de um processo histórico. E embora muito já tenha sido feito contra o preconceito que esses profissionais enfrentam de diversas formas, ainda há para se fazer.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samuel de Santana Aleixo Brown, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil)

Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Engenheiro Coelho, (Brasil). 

Vitória de Santana Aleixo Brown, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil)

Graduanda em Letras/Portugues pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Engenheiro Coelho, (Brasil). 

Giza Guimarães Pereira Sales, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus Marília, (Brasil). Professora do Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo.

Citas

CARVALHO, Marília Pinto de. Vozes masculinas numa profissão feminina. Estudos Feministas, v. 6, n. 2, 01 - 01- 1998, p. 406-422.

DEMARTINI, Z. de B. F.; ANTUNES, F. F. Magistério primário: profissão feminina, carreira masculina. Cadernos de Pesquisa, n. 86, 31-08-1993, p. 5–14.

PIAZZETTA, Tamara. O masculino na docência na educação infantil e anos iniciais. Sbece, v. 14, n. 14, mai./jul./ago. 2000, p. 61-88.

RABELO, Amanda Oliveira. Professores discriminados: um estudo sobre os docentes do sexo masculino nas séries do ensino fundamental. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 4, out/dez - 2013, p. 907-925.

SAYÃO, Deborah Thomé. Relações de gênero e trabalho docente na educação infantil: Um estudo de professores em creche. Tese de doutorado, Programa de Pós-graduação em educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 2005.

TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação. n. 14, mai/ago - 2000, p. 61-88.

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

DE SANTANA ALEIXO BROWN, S.; BROWN, V. de S. A.; GUIMARÃES PEREIRA SALES, G. A presença masculina na pedagogia: uma análise histórica. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 4, p. e01597, 2023. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1597. Acesso em: 3 jul. 2024.