O uso das imagens televisivas em programas religiosos

Autores/as

  • Larissa Pothin Preuss

Palabras clave:

Mídia, Religião, Igreja Mundial, Televisão, Culto

Resumen

Através da análise do discurso sobre o falso nos escritos de Santo Agostinho, o presente estudo discute o qual seria o papel desempenhado pela mídia televisiva dentro do processo de transfiguração midiática dos atuais cultos religiosos. Utilizando-se como exemplo do caso da Igreja Mundial do Poder de Deus, na figura de seu líder Valdomiro Santiago, se discute a possibilidade de não se estar produzir uma imagem com conteúdo propriamente religioso, mas sim uma figura de adoração vazia, oca. Sendo assim, a questão gira em torno de se entender qual a
ligação entre o falso, a imagem da televisão e as emissões televisivas que tratam de religião. Questionando-nos qual seria precisamente o problema representado por tal conexão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGOSTINHO. Solilóquios e a vida feliz. São Paulo: Paulus, 1998.

BAUDRILLARD, J. A sombra das maiorias silenciosas. São Paulo. Editora

Brasiliense: 1985.

BUCCI, E. A fabricação de valor na superindústria do imaginário. Communicare: revista de pesquisa da Faculdade de Comunicação Social da Cásper Líbero, v. 2, n. 2, p. 56-72, 2002.

______. Civilização e barbárie. São Paulo. Companhia das Letras, 2004.

______. Em torno da instância da imagem ao vivo. MATRIZes, v. 3, n. 1, p. 65-79, 2009.

BUCCI, E.; KEHL.M. Videologias: ensaios sobre a televisão. São Paulo: Boitempo, 2004

CAMPOS, L. S. Teatro, templo y mercado: comunicación y marketing de los nuevos pentecostale en América Latina. Quito. Ediciones Abya-Yala: 2000.

______. Evangélicos e pentecostais e carismáticos na mídia radiofônica e

televisiva. Revista da USP, n. 61, p.141-163, 2004.

CARDOSO, R.; LOES, J. O homem que multiplica fiéis. Revista Isto É, n. 2151, 28 jan. 2011. Disponível em: <http://bit.ly/1giML8q> Acesso em: 9 dez. 2012.

DEBORD, G. Sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998.

MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora SENAC, 2000.

NOVAES, M. Tempo e razão 1.600 anos das confissões de Agostinho. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

ZIZEK, S. O espectro da ideologia. In: . (Ed.). Um mapa da ideologia.

Rio de Janeiro: Contraponto, 1994.

Publicado

2013-07-08

Cómo citar

PREUSS, L. P. O uso das imagens televisivas em programas religiosos. Kerygma, Engenheiro coelho (SP), v. 9, n. 2, p. 127–135, 2013. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/86. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos