Valores da educação hebraica na educação adventista

Autores/as

  • Cláudio Antônio Hirle Lima

Palabras clave:

Educação, Valores, Hebreus, Adventistas.

Resumen

O artigo tem como objetivo mostrar a relação entre a educação hebraica e a educação adventista. Diante do universo de conceituações disponíveis para a definição do termo, nomeia o conceito comeniano de educação como aprendizado para a vida, como o mais adequado ao pensamento pedagógico aqui debatido. Apresenta então a concepção hebraica de educação como caracterizada pela religiosidade, pela prática e pela vivência, contrastando-a, em seguida, com a pedagogia intelectualista dos gregos. O embate entre essas duas correntes educacionais é reforçado pelas suas opostas noções antropológicas. O questionamento à ênfase racional dos gregos é apoiado por autores como Scheler, Hesen e Werneck, que defendem a experiência como elemento fundamental para a apreensão do valor. Constata-se ainda o histórico predomínio do intelectualismo grego em todos os sistemas educacionais do ocidente, incluindo-se os confessionais. A Educação Adventista é finalmente apresentada como resgatadora da antiga pedagogia hebraica. Sua pretensão é fechar o parêntese de ruptura cristã com a filosofia dos hebreus. Através de uma proposta bíblico-oriental de integração entre teoria e prática,
conhecimento secular e conhecimento divino, a Educação Adventista se apresenta como atual promotora dos valores hebreus que visam restaurar o educando ao seu estado original.

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Publicado

2011-01-05

Cómo citar

LIMA, C. A. H. Valores da educação hebraica na educação adventista. Kerygma, Engenheiro coelho (SP), v. 7, n. 1, p. 19–38, 2011. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/155. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos