A forma literária do “oráculo contra Israel” em Amós 2:6-16

Autores

  • Reinaldo W. Siqueira

Palavras-chave:

Amós, oráculos contra as nações, oráculo contra Israel, forma literária, processo jurídico da aliança, Rîb, pronunciamento e juiz.

Resumo

A forma do "oráculo contra Israel", que aparece ao final da série de oito oráculos contra as nações em Amós 1-2, tem sido alvo de muito debate entre os exegetas e especialistas do Antigo Testamento. Porque os sete primeiros oráculos dessa série seguem basicamente uma mesma estrutura formal e o oitavo, o "oráculo contra Israel", diverge de modo tão marcante dos seus predecessores? Diferentes respostas têm sido dadas a este questionamento. O presente trabalho sugere que a forma literária do "processo jurídico da aliança", ou Rîb, e mais especificamente a forma baseada no pronunciamento de um juiz, parece resolver o problema a contento. Esta forma específica nos dá a chave para a compreensão das características próprias desse oráculo e da sua função dentro da série de oráculos que inicia o livro do profeta Amós.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-04-13

Como Citar

SIQUEIRA, R. W. A forma literária do “oráculo contra Israel” em Amós 2:6-16. Kerygma, Engenheiro coelho (SP), v. 1, n. 1, p. 31–38, 2005. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/350. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos