Resumo
A primeira vinda do Messias foi realizada quando as características eram adequadas para esse evento. Uma dessas características foi a oposição de grupos do judaismo, fariseus e saduceus, e do helenismo, estoicos e epicureus.
As facções do judaísmo eram grupos opostos ideologicamente. Os seguidores das tendências filosóficas do helenismo diferiam nas suas convicções fundamentais. Porém, diante do cristianismo que surgia, essas forças unem-se graças a um princípio essencial das suas convicções. A segunda vinda do Messias ocorrerá na “plenitude do tempo” e uma das características dessa época será a atuação de grupos antagônicos que, deixando de lado suas diferenças, unir-se-ão para enfrentar o cristianismo genuíno. O presente estudo procura identificar ideologicamente quem são os saduceus e fariceus, de um lado, e, de outro, os estóicos e epicureus do tempo do fim.
Referências
ÁVILA, F. J. Pequena enciclopédia de doutrina social da igreja. São Paulo: Edições Loyola, 1991.
BEACH, B. B. Vatican II: Bridging the Abyss. Washington: Review and Herald Publishing Association, 1968.
BOCHENSKI, I. M. A Filosofia contemporânea ocidental. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1975.
BROWN, C. Filosofia e fé cristã. São Paulo: Edições Vida Nova, 1999.
BRYANT, T. A. (Ed.). Today’s dictionary of the Bible. Laredo: Bethany House Publishers, 1982.
BULTMANN, R. Primitive christianity. New York: The Fontana Library, 1962.
COLEMAN, W. The pharisees guide to the total holiness. Laredo: Bethany House Publishers, Minn. Min. 1977.
DAVIDSON, B. Analytical hebrew and chaldee lexicon. Michigan: Zondervan Publishing House, 1979.
FERGUSON, E. Background of the early christianit. Grand Rapids: William B. Eerdmans Publishing Company, 1987.FREND, W. C. Martyrdom and persecution in the early church. New York: Anchors
Books, Doubleday & Co. Inc, 1967.
GEISLER, N. L. The new age movement. Biblioteca Sacra, jan. - mar., p. 82, 1987.
GOODFIELD, J. Playing God. London: Hutchinson & Company, 1975.
LIRA, E. C. As armadilhas da nova era. Ministério, mar. — abr. p. 5, 1993.
MOORE, H. C. Desde pentecostés hasta patmos. El Paso: Casa Bautista de Publicaciones, 1978.
MOORE. H. C. Desde pentecostés hasta patmos. El Paso: Casa Bautista, 1951.
NEANDER, A. General history of the christian religion and church. London: Edinburg T. & T. Clark, 1847, v. 1.
NEWMANN, A. H. A manual of church history. Boston: Mass, 1933. v. 1.
PERES, A. Entrevista. Revista Claudia, mar. p. 40-42, 1990.
SCHAFF, P. History of the christian church. Grand Rapids: W. B. Eerdmans Pub. Co. 1967. v. 1.
THE ANALYTICAL greek lexicon: grammatical analisys of each word. New York: Harper and Brothers, [19--?].
TILLICH, P. A history of christian thought. Michigan: Harper and Row Publisher, 1968.
TREDICI, J. Breve corso di Storia della filosofia. Roma: Edizioni Cardinal Ferrari, 1963.
TYSON, J. The new testament and early christianity. New York: Macmillan Pub. Co. 1984.
Declaro (amos) que a revista Kerygma está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação deste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Kerygma está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, PERMITO (PERMITIMOS) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao (s) autor (es) pela criação original.