Liberdade: dependência ou independência de Deus?
PDF

Palavras-chave

Liberdade
Determinismo
Vontade
Lei
Livre Arbítrio
Verdade

Como Citar

Aguilar, R. (2008). Liberdade: dependência ou independência de Deus?. Kerygma, 4(2), 76-83. Recuperado de https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/233

Resumo

Existem diversos conceitos de liberdade; tantos quantos formas culturais há. Porém, é possível uma abordagem desses conceitos, considerando alguns fatores que são comuns. Um desses fatores é a permanência de leis, tanto naturais como morais. Isso determina a noção de que não existe liberdade em sentido absoluto, mas sim como uma condição de estrita relação com as leis. Uma condição de liberdade é a capacidade de escolha mediante o uso da vontade. Essa capacidade é chamada livre arbítrio. No entanto, o uso da vontade deve ser orientado à escolha do bem. O contrário, determinaria destruição e morte. Para capacitar à vontade, a escolher o bem, é necessário manter comunhão com a fonte de todo bem ou de toda verdade: Deus. Dessa maneira o homem vivendo nessa comunhão conhecerá a verdade e será livre. Liberdade é viver dependente da vontade de Deus.

PDF

Declaro (amos) que a revista Kerygma está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação deste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”. 

Reconheço (Reconhecemos) ainda que Kerygma está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.

Dito isto, PERMITO (PERMITIMOS) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao (s) autor (es) pela criação original.

Downloads

Não há dados estatísticos.