CURRÍCULO FUNCIONAL E MULTI-DEFICIÊNCIAS

CONTRIBUIÇÕES DA CIF PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores/as

  • Beverly Scardini Menegazzo Nunes
  • Luzia Mara Lima-Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n2.p118-127

Palabras clave:

educação inclusiva, currículo funcional, necessidades educativas especiais, cif

Resumen

As escolas devem respeitar as habilidades e diversidades dos seus educandos, oferecendo um currículo flexível ou adaptado. Na década de 1970, pesquisadores da Universidade do Kansas propuseram o Currículo Funcional Natural (CFN) e influenciaram na sistematização de objetivos dos programas educativos numa perspectiva funcional. Em 2001, a Organização Mundial de Saúde apresentou a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) propondo uma análise biopsicossocial do indivíduo com deficiência ou necessidades educativas especiais (NEE). Esta investigação objetiva indicar um modelo curricular apropriado ao desenvolvimento das habilidades individuais e diferenciadas dos alunos com NEE e deficiências, além de apresentar as contribuições da CIF para a implementação de um currículo mais inclusivo. Este é um estudo teórico, reflexivo, que tem na pesquisa bibliográfica seu recurso de investigação. Documentos legais educacionais nacionais e internacionais indicam que no centro da atividade da escola estão o currículo e as aprendizagens dos alunos. Ao se construir o PEI (programa educativo individual), este pode integrar os indicadores de funcionalidade, mediante a CIF, bem como os fatores ambientais que funcionam como facilitadores ou como barreiras à atividade e participação do aluno na vida escolar. A CIF não deve ser usada para categorização, mas é útil na organização da informação, em clarificar a avaliação realizada e facilitar a comunicação entre os envolvidos. Através dos indicadores da CIF é possível orientar a seleção de intervenções e respostas educativas, especialmente sobre o CFN, para os alunos com NEE e deficiências.

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Citas

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Publicado

2021-02-24

Cómo citar

SCARDINI MENEGAZZO NUNES, B.; LIMA-RODRIGUES, L. M. CURRÍCULO FUNCIONAL E MULTI-DEFICIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DA CIF PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 1, n. 2, p. 118–127, 2021. DOI: 10.19141/docentdiscunt.v1.n2.p118-127. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1330. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos