O uso da literatura na alfabetização crítica de jovens e adultos: perspectivas em Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01660Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Revisão da Literatura, Paulo Freire, Alfabetização CríticaResumo
Objetivo: Explorar o potencial da literatura como ferramenta na alfabetização crítica de jovens e adultos, incorporando uma perspectiva educacional libertária baseada na pedagogia de Paulo Freire.
Método: Realizou-se um ensaio teórico com base em uma pesquisa bibliográfica, selecionando e analisando textos relativos à educação de jovens e adultos e alfabetização crítica. As obras de Paulo Freire e outros textos relevantes sobre literatura e educação foram examinados para fundamentar a análise.
Resultados: A literatura se apresenta como um meio eficaz de promover a alfabetização crítica, facilitando o diálogo sobre temas geradores e incentivando a reflexão crítica entre os educandos.
Conclusão: O artigo conclui que a literatura, quando usada de acordo com os princípios da pedagogia freireana, pode ser uma ferramenta poderosa para transformar a educação de jovens e adultos, permitindo uma maior interação com temas relevantes e fomentando uma aprendizagem significativa e crítica.
Downloads
Referências
AMADO, Jorge. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das letras, 2009.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 1996.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 52 ed. São Paulo: Cortez, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 74 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 84 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2023.
PERISSÉ, Gabriel. Literatura e educação. Rio de Janeiro: Autêntica, 2014.
SILVA, Paulo Ricardo Moura. Práticas escolares de letramento literário: Sugestões para leitura literária e produção textual. Cidade: Vozes, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Docent Discunt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.