O uso da literatura na alfabetização crítica de jovens e adultos: perspectivas em Paulo Freire

Autores

  • Lucas Henrique da Silva Trentin Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, São Paulo, (Brasil)
  • Aline de Novaes Conceição Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, São Paulo, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01660

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Revisão da Literatura, Paulo Freire, Alfabetização Crítica

Resumo

Objetivo: Explorar o potencial da literatura como ferramenta na alfabetização crítica de jovens e adultos, incorporando uma perspectiva educacional libertária baseada na pedagogia de Paulo Freire.

Método: Realizou-se um ensaio teórico com base em uma pesquisa bibliográfica, selecionando e analisando textos relativos à educação de jovens e adultos e alfabetização crítica. As obras de Paulo Freire e outros textos relevantes sobre literatura e educação foram examinados para fundamentar a análise.

Resultados: A literatura se apresenta como um meio eficaz de promover a alfabetização crítica, facilitando o diálogo sobre temas geradores e incentivando a reflexão crítica entre os educandos.

Conclusão: O artigo conclui que a literatura, quando usada de acordo com os princípios da pedagogia freireana, pode ser uma ferramenta poderosa para transformar a educação de jovens e adultos, permitindo uma maior interação com temas relevantes e fomentando uma aprendizagem significativa e crítica.

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Biografia do Autor

Lucas Henrique da Silva Trentin, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, São Paulo, (Brasil)

Licenciando em pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, São Paulo, (Brasil). 

Aline de Novaes Conceição, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, São Paulo, (Brasil)

Professora efetiva na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp da Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC, Câmpus de Marília, São Paulo. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação- Educação Social (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Mato Grosso do Sul. Professora no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei), oferecido pela UNESP, com concentração no Câmpus de Presidente Prudente/SP.

Referências

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

DA SILVA TRENTIN, L. H.; DE NOVAES CONCEIÇÃO, A. O uso da literatura na alfabetização crítica de jovens e adultos: perspectivas em Paulo Freire. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 5, n. 00, p. e01660, 2024. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01660. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1660. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos