Educação nas entrelinhas: a nobre mentira de platão
PDF

Palavras-chave

Filosofia da Educação
Platão
República
Nobre Mentira

Como Citar

TORRES, M. L. Educação nas entrelinhas: a nobre mentira de platão. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 4, p. e01544, 2023. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1544. Acesso em: 23 jul. 2025.

Resumo

Os antigos escritores gregos falavam pouco das entrelinhas. Em vez disso, dirigiam o olhar para as linhas. Sua preocupação era com o que ficava evidente nas linhas e, principalmente, suas interpretações. No entanto, isso não significa que não houvesse nada para ler nas entrelinhas. Ao contrário disso, pode-se dizer que os antigos gregos eram especialistas em encher as entrelinhas de possibilidades. A cidade grega era uma sociedade que regulava quase todos os aspectos da vida, inclusive a moral, a religião e a arte. Contudo, uma atividade permanecia essencialmente privada e transpolítica: a filosofia. De fato, os filósofos rejeitavam as ideias dominantes da sociedade, ainda que essas ideias fossem fortemente abraçadas na superfície de seus escritos. Revelavam, portanto, sob a superfície, o que não podia ser explicitado, exceto para um grupo seleto de acólitos. Daí o convite para uma hermenêutica da desconfiança. O objetivo, aqui, é, portanto, examinar a assim chamada “nobre mentira”, contada por Sócrates na República (415a-d), sobre sua proposta de estratificação social, a fim de entender o sistema educacional proposto nessa obra pedagógica de Platão, a partir das entrelinhas desse mito, e sua implicação social e política para o trabalho educativo

PDF

Referências

ARRUZZA, Cinzia. The private and the common in Plato’s Republic. History of Political Thought, v. 32, n. 2, p. 215-233, 2011

AUSTIN, C. (Ed.). Comicorum Graecorum fragmenta in papyris reperta. Berlin: De Gruyter, 1973.

ARISTOTELES. Problemata. In: BEKKER, I. (Ed.). Aristotelis opera. Berlin: Reimer, 1960 [1831]. v. 2.

BARSTCH, Shadi. Plato’s Republic in the People’s Republic of China. Know, v. 3, n. 1, p. 167-191, 2019.

BERTI, Enrico. Existe uma ética nas “doutrinas não escritas” de Platão? In: MIGLIORI, Maurizio; VALDITARA, Linda M. N. (Orgs.). Plato ethicus: a filosofia é vida. Tradução: Silvana C. Leite e Élcio de G. Verçosa Filho. São Paulo: Loyola, 2015. p. 39-54.

BURNYEAT, M. F. Utopia and fantasy: the practicability of Plato’s ideally just State. In: HOPKINS, J.; SAVILE, A. Psychoanalysis, mind and art. Oxford: OUP, 1992. p. 175-187.

ERBSE, H. (Ed.). Scholia Graeca in Homeri Iliadem: scholia vetera. Berlin: De Gruyter, 1974. v. 3.

DODDS, E. R. The Greeks and the irrational. Berkeley: University of California Press, 1973 [1951].

EUSTATHIUS. Commentarii ad Homeri Iliadem. In: VAN DER VALK, M. (Ed.). Eustathii archiepiscopi Thessalonicensis commentarii ad Homeri Iliadem pertinentes. Leiden: Brill, 1979. v. 3.

GREENE, W.C. (Ed.). Scholia Platonica. Haverford, PENN: American Philological Association, 1938.

HAUBOLD, J. H. Shepherd, farmer, poet, sophist: Hesiod on his own reception. In: BOYS-STONES, G. R.; HAUBOLD, J. H. (Eds.). Plato and Hesiod. Oxford: OUP, 2010. p. 11-30.

HOMERO. Ilíada. Tradução: Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.

KAMTEKAR, Rachana. Speaking with the same voice as reason: personification in Plato’s psychology. Oxford Studies in Ancient Philosophy, v. 31, p. 167-202, 2006.

KASIMIS, Demetra. Plato’s open secret. Contemporary Political Theory, v. 15, p. 339-357, 2015.

KEUM, Tae-Yeoum. Plato’s myth of Er and the reconfiguration of nature. American Political Science Review, v. 114, n. 1, p. 54-67, 2020.

LEE, Desmond (Trad.). Plato: The Republic. 2. ed. New York: Penguin, 1979 [1955].

McCLINTOCK, Robbie. Homeless in the house of the intellect: formative justice and education as an academic study. New York: Laboratory for Liberal Learning, 2005.

MELZER, Arthur M. Philosophy between the lines: the lost history of Esoteric writing. Chicago & London: University of Chicago Press, 2014.

MORAVCSIK, Julius. Platão e platonismo: aparência e realidade na ontologia, na epistemologia e na ética. Tradução: Cecília C. Bartalotti. São Paulo: Loyola, 2006.

NIETZSCHE, F. W. Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009.

NIETZSCHE, F. W. Vontade de potência. Tradução: Mário Ferreira dos Santos. Petrópolis: Vozes de Bolso, 2017.

PATTERSON, Annabel. Reading between the lines. London: Routledge, 1993.

PEREIRA, Isidro. Dicionário grego-português e português-grego. 7. ed. Braga: Apostolado da Imprensa, 1990?.

PLATO. Respublica. In: BURNET, Ioannes (Ed.). Platonis opera. Oxford: OUP, 1986 [1910]. v. 4, p. 327-621.

POPPER, Karl. The open society and its enemies. 5. ed. rev. Princeton: Princeton University Press, 1966.

PRICE, A. W. Plato: ethics and politics. In: TAYLOR, C. C. W. (Ed.). From the beginning to Plato. Routledge History of Philosophy. London & New York: Routledge, 1997. v. 1, p. 364-391.

ROWETT, Catherine. Why the philosopher kings will believe the noble lie. Oxford Studies in Ancient Philosophy, v. 50, p. 67-100, 2016.

SCHOFIELD, Malcolm. Approaching the Republic. In: ROWE, C.; SCHOFIELD, M. (Eds.). The Cambridge history of Greek and Roman political thought. Cambridge: CUP, 2000. p. 190-232.

STEIN, Zachary. Myth busting and metric-making: refashioning the discourse about development. Integral Leadership Review, v. 8, n. 5, 2008.

STRAUSS, Leo. Persecution and the art of writing. Chicago & London: University of Chicago Press, 1988.

VALDITARA, Linda M. N. Introdução. In: MIGLIORI, Maurizio; VALDITARA, Linda M. N. (Orgs.). Plato ethicus: a filosofia é vida. Tradução: Silvana C. Leite e Élcio de G. Verçosa Filho. São Paulo: Loyola, 2015. p. 9-38.

VIANU, Lidia. Censorship in Romania. Budapest: Central European University Press, 1998.

WENDEL, K. Scholia in Theocritum vetera. Leipzig: Teubner, 1967 [1914].

WILDERBING, James. Curbing one’s appetites in Plato’s Republic. In: BARNEY, Rachel; BRENNAN, Ted; BRITTAIN, Charles (Eds.). Plato and the divided self. Cambridge: CUP, 2012. p. 128-149.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Docent Discunt

Downloads

Não há dados estatísticos.