A liderança como competência a ser desenvolvida pelos profissionais da equipe de gestão escolares

Autores

  • Gisele Stano Rodrigues Universidade do extremo sul Catarinense - Unesc, Santa Catarina, (Brasil)
  • Marlon Gonçalves Zili Universidade do extremo sul Catarinense - Unesc, Santa Catarina, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v4.n1.pe01516

Palavras-chave:

Liderança, Instituição de Ensino, Equipe de gestão

Resumo

O conceito de liderança vem sendo utilizado com grande frequência nas organizações e está presente também nas escolas. Dessa forma, o presente artigo traz como enfoque a liderança nas instituições de ensino, especificamente relacionada à atuação da equipe de gestão escolar (direção, coordenação e orientação), tendo como objetivo compreender a importância do desenvolvimento de competências de liderança para a equipe de gestão escolar. Para isso, a metodologia aplicada no presente trabalho pautou-se em uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica, com abordagem qualitativa e de caráter descritivo. Como resultados, encontrou-se que a base teórica destaca pontos primordiais para uma liderança eficaz, sendo que uma equipe de gestão disposta a se relacionar efetivamente com as pessoas é capaz de liderar com eficiência sua equipe, assim consegue alcançar da melhor forma desempenhos positivos na organização à qual pertence, promovendo a aprendizagem dos alunos. Complementando o entendimento sobre o termo liderança apresentam-se também as concepções acerca de seu conceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Gonçalves Zili, Universidade do extremo sul Catarinense - Unesc, Santa Catarina, (Brasil)

Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação - linha de pesquisa em Tecnologia, Gestão e Inovação, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Santa Catarina, (Brasil). Supervisor dos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade do extremo sul Catarinense - UNESC, Santa Catarina. Professor de graduação e pós-graduação presencial e EAD.

Referências

ARAUJO, L. C. G.; GARCIA, A. A. Teoria geral de administração: orientação para escolha de um caminho profissional. São Paulo: Atlas, 2010.

CABRAL, M. S. N.; SOUSA, M. M. M. T. C.; NASCIMENTO, A. F. Estilos De Liderança No Contexto Da Gestão Escolar Democrática: Algumas Apreciações. Revista Signos, v. 36, n. 2, p. 139-149, 2015.

GOLEMAN, D. Liderança: a inteligência emocional na formação de um líder de sucesso. 1.ed. Rio de Janeiro: Objetivo, 2015.

LUCK, H. Liderança em gestão escolar. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

LUCK, H. TV USC. EM FOCO - Heloisa Luck. Youtube, janeiro de 2016. Disponível em:

https://youtu.be/Ii67fV1Wp74. Acesso em: 10 fev. 2020.

Downloads

Publicado

2023-01-15

Como Citar

STANO RODRIGUES, G.; GONÇALVES ZILI, M. A liderança como competência a ser desenvolvida pelos profissionais da equipe de gestão escolares. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 4, p. e01516, 2023. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v4.n1.pe01516. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1516. Acesso em: 23 jun. 2024.