Resumo
O conceito de liderança vem sendo utilizado com grande frequência nas organizações e está presente também nas escolas. Dessa forma, o presente artigo traz como enfoque a liderança nas instituições de ensino, especificamente relacionada à atuação da equipe de gestão escolar (direção, coordenação e orientação), tendo como objetivo compreender a importância do desenvolvimento de competências de liderança para a equipe de gestão escolar. Para isso, a metodologia aplicada no presente trabalho pautou-se em uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica, com abordagem qualitativa e de caráter descritivo. Como resultados, encontrou-se que a base teórica destaca pontos primordiais para uma liderança eficaz, sendo que uma equipe de gestão disposta a se relacionar efetivamente com as pessoas é capaz de liderar com eficiência sua equipe, assim consegue alcançar da melhor forma desempenhos positivos na organização à qual pertence, promovendo a aprendizagem dos alunos. Complementando o entendimento sobre o termo liderança apresentam-se também as concepções acerca de seu conceito.
Referências
ARAUJO, L. C. G.; GARCIA, A. A. Teoria geral de administração: orientação para escolha de um caminho profissional. São Paulo: Atlas, 2010.
CABRAL, M. S. N.; SOUSA, M. M. M. T. C.; NASCIMENTO, A. F. Estilos De Liderança No Contexto Da Gestão Escolar Democrática: Algumas Apreciações. Revista Signos, v. 36, n. 2, p. 139-149, 2015.
GOLEMAN, D. Liderança: a inteligência emocional na formação de um líder de sucesso. 1.ed. Rio de Janeiro: Objetivo, 2015.
LUCK, H. Liderança em gestão escolar. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
LUCK, H. TV USC. EM FOCO - Heloisa Luck. Youtube, janeiro de 2016. Disponível em:
https://youtu.be/Ii67fV1Wp74. Acesso em: 10 fev. 2020.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Docent Discunt