A liderança como competência a ser desenvolvida pelos profissionais da equipe de gestão escolares
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v4.n1.pe01516Palavras-chave:
Liderança, Instituição de Ensino, Equipe de gestãoResumo
O conceito de liderança vem sendo utilizado com grande frequência nas organizações e está presente também nas escolas. Dessa forma, o presente artigo traz como enfoque a liderança nas instituições de ensino, especificamente relacionada à atuação da equipe de gestão escolar (direção, coordenação e orientação), tendo como objetivo compreender a importância do desenvolvimento de competências de liderança para a equipe de gestão escolar. Para isso, a metodologia aplicada no presente trabalho pautou-se em uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica, com abordagem qualitativa e de caráter descritivo. Como resultados, encontrou-se que a base teórica destaca pontos primordiais para uma liderança eficaz, sendo que uma equipe de gestão disposta a se relacionar efetivamente com as pessoas é capaz de liderar com eficiência sua equipe, assim consegue alcançar da melhor forma desempenhos positivos na organização à qual pertence, promovendo a aprendizagem dos alunos. Complementando o entendimento sobre o termo liderança apresentam-se também as concepções acerca de seu conceito.
Downloads
Referências
ARAUJO, L. C. G.; GARCIA, A. A. Teoria geral de administração: orientação para escolha de um caminho profissional. São Paulo: Atlas, 2010.
CABRAL, M. S. N.; SOUSA, M. M. M. T. C.; NASCIMENTO, A. F. Estilos De Liderança No Contexto Da Gestão Escolar Democrática: Algumas Apreciações. Revista Signos, v. 36, n. 2, p. 139-149, 2015.
GOLEMAN, D. Liderança: a inteligência emocional na formação de um líder de sucesso. 1.ed. Rio de Janeiro: Objetivo, 2015.
LUCK, H. Liderança em gestão escolar. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
LUCK, H. TV USC. EM FOCO - Heloisa Luck. Youtube, janeiro de 2016. Disponível em:
https://youtu.be/Ii67fV1Wp74. Acesso em: 10 fev. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Docent Discunt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.