Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-12-31. Leia a versão mais recente.

As aproximações e contribuições de Norbert Elias para a educação a partir do conceito de interdependência, inter-relação, configuração, poder, habitus social e individualização

Autores

  • Jefferson Antonio do Prado Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro-SP

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p28-39

Palavras-chave:

Nobert Elias, Educação, Grupos, Redes Sociais

Resumo

Considerando as diversas possibilidades de aproximações possíveis em Norbert Elias, este artigo aponta-nos suas contribuições a partir de uma revisão de literatura. Entre os muitos estudos elisianos, que podem no servir de orientações inspiradoras para pensarmos questões ligadas à educação, aqui neste artigo, interessa-nos seus imprescindíveis e preciosos conceitos de “interdependência”, “inter-relação”, “configuração”, “poder”, habitus e “individualização”, que se valem para o entendimento não só de atitudes, mas também nas ações das malhas e tramas dos grupos e redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

ELIAS, N. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, 1986.

ELIAS, N. Conocimiento y poder. Madrid: La Piquita, 1994a.

ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994b.

ELIAS, N. O processo civilizador: uma história de costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994c. v.1.

ELIAS, N. O processo civilizador: formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994d. v. 2.

ELIAS, N. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

ELIAS, N. A sociedade de corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001a.

ELIAS, N. Norbert Elias por ele mesmo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001b.

WAIZBORT, L. Elias e Simmel. In: WAIZBORT, L. (Org.). Dossiê Norbert Elias. São Paulo: Edusp, 2001.

Publicado

2021-12-31

Versões

Como Citar

DO PRADO, J. A. As aproximações e contribuições de Norbert Elias para a educação a partir do conceito de interdependência, inter-relação, configuração, poder, habitus social e individualização. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 2, n. 2, 2021. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p28-39. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1378. Acesso em: 24 nov. 2024.