O uso das metodologias ativas para melhoria nas práticas de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n1.p60-70Palavras-chave:
Educação, Metodologias ativas, Ensino-aprendizagem, práticas pedagógicasResumo
O presente artigo, de cunho bibliográfico, traz, em seu bojo, os efeitos do uso das
metodologias ativas nas práticas de ensino e aprendizagem. A difusão do uso de tecnologias tem gerado transformações no âmbito da educação e as práticas pedagógicas tradicionais ainda são utilizadas com muita frequência. Como alternativa à prática tradicional, surgem as metodologias ativas, que possibilitam ao estudante atuar de maneira ativa na construção de seu conhecimento. Objetiva-se aprofundar teoricamente as reflexões sobre a formação docente e as crenças no processo de formação, apontando as possibilidades e os benefícios no uso das metodologias ativas. Uma vez que o contexto atual é de pandemia mundial do novo coronavírus, e as desigualdades do sistema educacional brasileiro ficaram mais evidentes, os recursos tecnológico-pedagógicos contemporâneos, mostram-se fundamentais nas ações dos docentes para que os alunos não tenham maior prejuízo no seu
processo de construção dos saberes.
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