O uso das metodologias ativas para melhoria nas práticas de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n1.p60-70

Palavras-chave:

Educação, Metodologias ativas, Ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas

Resumo

O presente artigo, de cunho bibliográfico, traz, em seu bojo, os efeitos do uso das
metodologias ativas nas práticas de ensino e aprendizagem. A difusão do uso de tecnologias tem gerado transformações no âmbito da educação e as práticas pedagógicas tradicionais ainda são utilizadas com muita frequência. Como alternativa à prática tradicional, surgem as metodologias ativas, que possibilitam ao estudante atuar de maneira ativa na construção de seu conhecimento. Objetiva-se aprofundar teoricamente as reflexões sobre a formação docente e as crenças no processo de formação, apontando as possibilidades e os benefícios no uso das metodologias ativas. Uma vez que o contexto atual é de pandemia mundial do novo coronavírus, e as desigualdades do sistema educacional brasileiro ficaram mais evidentes, os recursos tecnológico-pedagógicos contemporâneos, mostram-se fundamentais nas ações dos docentes para que os alunos não tenham maior prejuízo no seu
processo de construção dos saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista brasileira de estudos pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan.-abr. 2013.

Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: https://bit.ly/3gSkcRJ. Acesso em: 30 set. 2020.

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://bit.ly/3vL1QYy. Acesso em: 08 jul. 2020.

BECK, C. Metodologias ativas: conceito e aplicação. 2018 Disponível em: https://bit.ly/3iUycgJ. Acesso em: 15 set. 2020.

CASTELLS, M. A sociedade em rede: do conhecimento à política. In: CASTELLS, M.; CARDOSO, G. (Org.). A sociedade em rede: do conhecimento à acção política. Lisboa: Imprensa Nacional, 2006, p. 17-30.

COHEN, Ma. Alunos no centro do conhecimento. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3vI6xlF . Acesso em: 15 set.2020.

CURRY, C. R. J. Direito à educação; direito à igualdade; direito à diferença. Cadernos de pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 245-262, jul. 2002.

CURY, C. R. J. Educação escolar e pandemia. Pedagogia em ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, 2020.

GAROFALO, D. Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3vFonFX . Acesso em: 23 set. 2020.

GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: Unesco, 2019.

GUSKEY, T. R.; SPARKS, D. Linking professional development to improvements in student learning. Trabalho não publicado, apresentado no Annual Meeting of the American Educational Research Association, New Orleans, 1º-5 abr. 2002.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org). Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1989, p. 31-61.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Coleção Questões da Nossa Época, nº 77.2. São Paulo: Cortez, 2001.

IBIAPINA, I. M. L. M. Reflexões sobre produção do campo teórico-metodológico das pesquisas

colaborativas: gênese e expansão. In: IBIAPINA, I. M. L. M.; BANDEIRA, H. M. M.; ARAUJO, F. A. M. (Orgs.). Pesquisa colaborativa: multirreferenciais e práticas convergentes. Teresina: EDUFPI, 2016, p. 33-64.

Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Nota técnica – A infraestrutura sanitária e

tecnológica das escolas e a retomada das aulas em tempos de covid-19. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2TOzBL9. Acesso em: 15 nov. 2020.

LEAL, P. C. S. A educação diante de um novo paradigma: ensino a distância (EaD) veio para ficar. Gestão & Tecnologia, v. 1, n. 30, p. 41-43, jan.-jun., 2020.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2007.

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista de ciências da educação, n. 8, p. 7-22, jan.-abril 2009.

MORAN, J. M. Razão e emoção: componentes fundamentais do conhecimento. 5º Simpósio

hipertextos e tecnologias na educação. 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias. Recife: UFPE, 2013. Entrevista a Karla Vidal. Disponível em: https://bit.ly/2SP4Nd7. Acesso em: 20 set. 2020.

MORGADO, J. C. Identidade e profissionalidade docente: sentidos e (im)possibilidades. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 793-812, out.-dez. 2011.

ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 94-103, jan.-abr. 2007.

SOBRAL, F. R.; CAMPOS, C. J. G. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Revista da escola de enfermagem da USP, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 208-218, fev. 2012.

SHULMAN, L. S.; SHULMAN, J. H. Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em

transformação. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 120-142, jan.-jun. 2016.

SUHR, I. R. F. Desafios no uso da sala de aula invertida no ensino superior. Revista transmutare, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 4-21, jan.-jun, 2016.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem no magistério. Educação & sociedade, v. 21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000.

TAVARES, P. A. Metodologias ativas: entenda como elas favorecem a aprendizagem. 2018. Disponível em: <https://bit.ly/2Slm3Xi>. Acesso em: 23 set. 2020.

TITTON, L. A. Aprendizagem ativa: a história é outra. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3wGNMR0. Acesso em: 15 nov. 2020.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.

Downloads

Publicado

2021-08-24

Como Citar

BATISTA, L. M. B. M.; DA CUNHA, V. M. P. O uso das metodologias ativas para melhoria nas práticas de ensino e aprendizagem. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 2, n. 1, p. 60–70, 2021. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n1.p60-70. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1369. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos