RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UMA BREVE REVISÃO CRONOLÓGICA

Autores

  • Simone de Oliveira Andrade Silva Secretaria de Educação do estado de São Paulo / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n2.p95-107

Palavras-chave:

educação infantil, planejamento pedagógico, desenvolvimento coletivo e social

Resumo

O objetivo deste texto é discorrer sobre a relação entre o desenvolvimento cognitivo da criança e o trabalho pedagógico na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa documental, de revisão de literatura, que relaciona textos políticos e acadêmicos. Para isto, levantaram-se questões relacionadas às pesquisas científicas na área de Educação Infantil levando em conta as políticas públicas educacionais e assistenciais. Tais conhecimentos indicam o contexto social e histórico do tema, considerando para essa discussão autores sobre desenvolvimento infantil e pesquisadores sobre a educação infantil. Os resultados indicam que o estudo sobre a criança pequena começam no início do século 20, embora só final deste século se tenha dado atenção a essa faixa etária, principalmente quanto ao atendimento educacional. No entanto, pesquisas revelam que há benefícios para o desenvolvimento da criança quando são considerados os estudos sobre seu desenvolvimento no planejamento pedagógico do professor para a construção de uma educação de qualidade.

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Publicado

2021-02-24

Como Citar

SILVA, S. de O. A. RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA BREVE REVISÃO CRONOLÓGICA. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 1, n. 2, p. 95–107, 2021. DOI: 10.19141/docentdiscunt.v1.n2.p95-107. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1308. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Artigos