DE FACULDADE ADVENTISTA DE EDUCAÇÃO AO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO
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Palavras-chave

FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FACULDADE ADVENTISTA DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO SUPERIOR ADVENTISTA

Como Citar

Sales, G. (2020). DE FACULDADE ADVENTISTA DE EDUCAÇÃO AO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO. Docent Discunt, 1(1), 9-17. https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p9-17

Resumo

O estudo das instituições educacionais de formação docente nos permite vislumbrar aspectos da história da educação e da formação de professores que foi construída no Brasil ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, este texto vem mostrar um pouco da história do primeiro curso superior de formação de professores presente em uma instituição adventista no Brasil, o curso de Educação (Pedagogia) da Faculdade Adventista de Educação (FAED), pertencente ao Instituto Adventista de Ensino (IAE), instalado na região de Santo Amaro, zona sul da cidade de São Paulo. Criada em 1973, a FAED concretizou um sonho antigo dos líderes da instituição: consolidar a tríade “Evangelização, Saúde e Educação” por meio da implantação de seus primeiros cursos de nível superior como Teo-logia, Enfermagem e Pedagogia. O tema central deste artigo consiste em identificar o processo de instalação e desenvolvimento da FAED e compreender quais suas contribuições para a formação de professores, tanto na região onde estava situada como num contexto mais amplo do estado e do país, considerando que a FAED recebia alunos e alunas oriundos de diversas regiões do Brasil, o que permi-tiu a propagação de seu ideal filosófico-educacional evangelizador em meio ao público adventista e também fora dele nas diversas regiões do Brasil.

https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p9-17
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