Um rumor de anjos no mundo desencantado: outros desafios à teologia
DOI:
https://doi.org/10.19141/1809-2454.kerygma.v13.n1.p69-91Palavras-chave:
Sobrenatural, Transcendência, Desencantamento, Magia, TeologiaResumo
Partindo das análises de Peter Berger sobre a redescoberta do sobrenatural na sociedade moderna e de suas sugestões para a teologia quanto aos métodos a serem assumidos no processo de identificação de sinais de transcendência na sociedade, assim como das considerações de Max Weber quanto ao denominado desencantamento do mundo, duplamente introduzido, pela ciência e pela própria religião, procuram-se identificar quais os desafios estão se apresentando para a reflexão e ação teológicas nessa interface entre realidades sociais desmagificadas e novas religiosidades magificadas com perspectivas muito mais imediatas e centradas na vida presente do que na expectativa de um porvir suplantador da realidade material.
Downloads
Referências
BERGER, P. Um rumor de anjos: a sociedade moderna e a redescoberta do sobrenatural 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
MENDONÇA, A. G. Protestantes, pentecostais e ecumênicos: o campo religioso e seus personagens. 2. ed. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo, 2008.
OLIVEIRA, G. G.; OLIVEIRA, A. M. Modernidade, (Des)Secularização e Pós-Secularismo nos debates atuais da sociologia da religião. Revista de Teologia e Ciências da Religião na UNICAP, v. 1, n. 1, p. 24-45, 2012.
OLIVEIRA, H. A. Sintomas da falta de sentido da religiosidade contemporânea. Revista Davar Polissêmica, v. 3, n. 1, p. 1-17, 2012.
PIERUCCI, A. Desencantamento do mundo: todos os passos do conceito em Max Weber. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013.
WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Volume 1. 4. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direitos autorais
Em síntese, autores que publicam na Kerygma devem concordar que:
-
Após a aceitação, os direitos autorais dos artigos são transferidos à Kerygma.
-
Todo material de terceiros utilizado no texto deve estar corretamente referenciado.
-
Os autores devem possuir autorização para uso de imagens, tabelas e demais materiais gráficos.
-
Os autores asseguram que o texto é original, de sua autoria, e não foi submetido ou publicado em outro veículo.
-
As ideias e opiniões expressas são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a posição da revista.
-
Os editores reservam-se o direito de realizar ajustes textuais e adequações às normas editoriais.
-
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sob licença Creative Commons Atribuição–Não Comercial 4.0 Internacional.
-
Os autores autorizam a reprodução e adaptação do material pela Kerygma, mediante participação ou autorização expressa quando necessário.
-
A revista poderá distribuir, armazenar, arquivar e disponibilizar os artigos por quaisquer meios físicos ou digitais, gratuitos ou pagos.
-
Os autores podem firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva do trabalho, com menção à publicação original na Kerygma.
-
A reprodução integral ou parcial dos textos em outros meios requer autorização prévia e escrita do editor.
-
Os autores são autorizados e incentivados a divulgar seus trabalhos online antes ou durante o processo editorial, visando ampliar seu impacto acadêmico.




