A ética de São Tomás de Aquino e a bíblia

Autores

  • Marcelo Palma Rezende

Palavras-chave:

Aquino, filosofia, teologia, ética, natureza humana, pensamento grego

Resumo

Tomás de Aquino foi um ícone do pensamento escolástico medieval. Sua filosofia e teologia são a base da ética católica contemporânea, e de muitos países influenciados pela mesma. Este estudo analisa se a ética tomística está em harmonia com as Escrituras. Para tal empreitada, utiliza-se como recurso metodológico, fontes de pesquisa bibliográficas e análise detida de alguns textos de Tomás de Aquino fundamentais para a compreensão de suas idéias. Verifica-se também o conceito tomista da natureza do homem, o qual é preponderante para a compreensão do que Aquino formulou a respeito do comportamento humano, do relacionamento homem e Deus, da origem e propósito das obras humanas e, principalmente, do significado dos seus resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUINO, Tomás de, Summa Teológica Primeira Parte, Indústria Gráfica Siqueira, São Paulo, 1943.

GARDEIL, H.D., Iniciação à Filosofia de Tomás de Aquino, Editora Duas Cidades, 1967.

GUTIÉRREZ, Gustavo, A Theology of Liberation, Orbis Books, 1988, New York, EUA.

HEINEMANN, Uta Ranke, Eunucos Pelo Reino de Deus, Mulheres Sexualidade e a Igreja Católica, Editora Rosa dos Tempos, 2a Edição, 1996.

LEHMANM, Paul L., La Ética En El Contexto Cristiano, Editorial Alla, Montevideo, Uruguay.

MACQUARRIE, John , e James F. Childres, The Westminster Dictionary of Christian Ethics, The Westminster Press, Philadelphia, 1986, EUA.

RAI, Scott B., Moral Choices and Introduction to Ethics, Zondervan Publishing House, 1995.

Downloads

Publicado

2005-03-13

Como Citar

REZENDE, M. P. A ética de São Tomás de Aquino e a bíblia. Kerygma, Engenheiro coelho (SP), v. 1, n. 1, p. 57, 2005. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/357. Acesso em: 26 fev. 2024.

Edição

Seção

Jornada Bíblico Teológica