Séries de estudos bíblicos da igreja adventista do sétimo dia no Brasil: breve história e análise comparativa de seu conteúdo

Autores

  • Paulo Cilas da Silva

Palavras-chave:

estudos bíblicos, batismo, conversão, doutrinação, estilo de vida

Resumo

O presente estudo teve como objetivo estabelecer a fundamentação teórica dos estudos bíblicos adventistas e levantar a história das principais séries publicadas em português pela Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil, de 1921 a 2001. Analisou criticamente também estas séries através de comparação e contraste. Na análise de 94 séries bíblicas, se levou em consideração as diferentes ênfases dadas aos temas de conversão, doutrinação e estilo de vida, as quais foram estudadas no contexto dos diferentes períodos históricos em que surgiram. Relacionado a este propósito, buscou-se identificar as tendências de cada época, e apresentar sugestões a respeito do enfoque teológico ideal que as novas séries devem ter. Também foram consideradas as condições a serem cumpridas para o batismo, com base em um breve estudo exegético de Mateus 28:19 e 20 e na leitura contextualizada dos batismos mencionados no Novo Testamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-09-15

Como Citar

SILVA, P. C. da. Séries de estudos bíblicos da igreja adventista do sétimo dia no Brasil: breve história e análise comparativa de seu conteúdo. Kerygma, Engenheiro coelho (SP), v. 1, n. 2, p. 82, 2005. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/322. Acesso em: 12 jun. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Teses e Dissertações