Sepultamento ou cremação: a forma de dispor dos mortos frente a questões religiosas, culturais e sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19141/1809-2454.kerygma.v18.n1.pe1609

Palavras-chave:

Sepultamento, Cremação, Cultura, Ponto De Vista Bíblico

Resumo

As civilizações humanas sempre demonstraram zelo e reverência ao dispor dos mortos em todos os tempos. Entre os orientais, a cremação tem sido a prática predominante. Nas culturas judaica e cristã, o sepultamento em túmulo tem sido o mais comum, mas nas últimas décadas a cremação se tornou uma prática dominante em muitos países ocidentais. A popularização dos crematórios no Ocidente levanta a importante questão se a Bíblia oferece prescrição sobre a decisão de cremar ou sepultar os mortos. Este artigo reflete sobre o sepultamento e a cremação, sua ocorrência na história, suas taxas atuais e o que a Bíblia tem a dizer sobre isso. Os relatos bíblicos sobre sepultamento, punição por fogo e cremação são abordados do ponto teológico, com a finalidade de compreender a natureza do relato se prescritivo ou não. O essencial na discussão sobre a questão é destacar a esperança bíblica da restauração de todas as coisas em Cristo, incluindo a ressurreição dos seres humanos para a vida imortal ou para o juízo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderlei Dorneles, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil)

Pós-doutor em Novo Testamento pela Andrews University, Michigan. Professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo. Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP,  São Paulo.

Publicado

2023-06-21

Como Citar

DORNELES, V. Sepultamento ou cremação: a forma de dispor dos mortos frente a questões religiosas, culturais e sociais. Kerygma, Engenheiro coelho (SP), v. 18, n. 1, p. e1609, 2023. DOI: 10.19141/1809-2454.kerygma.v18.n1.pe1609. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/1609. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Teologia e Prática Religiosa Contemporânea