Origem e conceito do batismo na Bíblia
PDF

Palavras-chave

Batismo
Prática batismal
Propósito do batismo

Como Citar

Marcon, J. L., Ceribeli, J. R., & Ocáriz, D. (2012). Origem e conceito do batismo na Bíblia. Kerygma, 8(2), 77-92. Recuperado de https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/109

Resumo

O rito do batismo é tido como a cerimônia que insereo prosélito no seio da comunidade cristã. No meio cristão, surgem polêmicas quanto a sua origem, forma e natureza. Assim, este artigo analisa as origens hebraicas desse rito e como sua compreensão desdobrou-se no decorrer da formação do cânon bíblico e também entre os judeus no começo do primeiro século da era cristã. Por último, será feita uma comparação do ensinamento bíblico com aquilo que denominações cristãs têm praticado hoje no que diz respeito à forma e a natureza do batismo.

PDF

Referências

BROWN, H. F. Baptism through the centuries. Mountain View: Pacific Press Publishing Association, 1965.

CHOWN, G. Merece confiança o Antigo Testamento. São Paulo: Vida, 1984.

COENEN, L.; BROWN, C. Dicionário internacional de teologia do Novo Testamento. São Paulo: Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 2000. v. 1.

DOUGLAS, J. D. (Ed.). New Bible Dictionary. Grand Rapids: Inter-Varsity

Fellowship, 1962.

FRIBERG, T.; FRIBERG, B. Analytical Lexicon to the Greek New Testament. Victoria: Trafford, 2005.

FRIES, H. Dicionário de teologia: conceitos fundamentais da teologia atual.São Paulo: Edições Loyola, 1970.

GOMES, J. A origem do batismo joanino. Graça plena, 2009. Disponível em: http://bit.ly/OcROK8. Acesso em: 19 set. 2012.

HENRY, M. Comentário bíblico de Matthew Henry: Zacarias. Michigan, Zondervan Publishing House, 1995.

HORN, S. H. Dicionário bíblico adventista del séptimo dia. Buenos Aires: Casa Editora Sudamericana, 1995.

Declaro (amos) que a revista Kerygma está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação deste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”. 

Reconheço (Reconhecemos) ainda que Kerygma está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.

Dito isto, PERMITO (PERMITIMOS) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao (s) autor (es) pela criação original.

Downloads

Não há dados estatísticos.