Duas prováveis ocasiões para o êxodo e suas implicações
PDF

Palavras-chave

Êxodo
Data
Historicismo
Alta Crítica

Como Citar

Moura, O. C. (2012). Duas prováveis ocasiões para o êxodo e suas implicações. Kerygma, 8(2), 69-75. Recuperado de https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/108

Resumo

Quanto às duas datas para o Êxodo, vê-se que é um assunto de muita importância datá-lo de cerca de 1445 a.C. ou 1250 a.C. A primeira data está de acordo com as informações bíblicas; a segunda, além de estar contra as informações bíblicas, especialmente a de 1 Reis 6:1, é fruto de muita suposição com respeito tanto à história egípcia quanto à israelita. Deve-se aceitar as informações bíblicas quanto ao Êxodo ou acreditar em informações extrabíblicas sobre o assunto?

PDF

Referências

BOADT, L. Reading the Old Testament: na introduction. Mahwah: Paulist Press, 1984.

HARRISON, R. K. Old Testament times: a social, political, and cultural context. Grand Rapids: Baker Books, 2005.

NICHOL, F. D. (Ed.). The Seventh-day adventist bible commentary. Hagerstown: Review and Herald Publishing Association, 1976. v. 1.

______. The Seventh-day adventist bible commentary. Hagerstown: Review and Herald Publishing Association, 1976. v. 2.

______. The Seventh-day adventist bible commentary. Hagerstown: Review and Herald Publishing Association, 1976. v. 8.

PFEIFFER. C. F. Old Testament history. Grand Rapids: Baker Books, 1990.

RENDTORFF, R. The Old Testament: an introduction. Philadelphia: Fortress Press, 1991.

UNGER, M. F. Arqueologia do Velho Testamento. São Paulo: Editora Batista Regular, 2002.

Declaro (amos) que a revista Kerygma está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação deste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”. 

Reconheço (Reconhecemos) ainda que Kerygma está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.

Dito isto, PERMITO (PERMITIMOS) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao (s) autor (es) pela criação original.

Downloads

Não há dados estatísticos.