O uso da literatura na alfabetização crítica de jovens e adultos: perspectivas em Paulo Freire
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Palavras-chave

Educação de Jovens e Adultos
Revisão da Literatura
Paulo Freire
Alfabetização Crítica

Como Citar

DA SILVA TRENTIN, L. H.; DE NOVAES CONCEIÇÃO, A. O uso da literatura na alfabetização crítica de jovens e adultos: perspectivas em Paulo Freire. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 5, n. 00, p. e01660, 2024. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01660. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1660. Acesso em: 19 jul. 2025.

Resumo

Objetivo: Explorar o potencial da literatura como ferramenta na alfabetização crítica de jovens e adultos, incorporando uma perspectiva educacional libertária baseada na pedagogia de Paulo Freire.

Método: Realizou-se um ensaio teórico com base em uma pesquisa bibliográfica, selecionando e analisando textos relativos à educação de jovens e adultos e alfabetização crítica. As obras de Paulo Freire e outros textos relevantes sobre literatura e educação foram examinados para fundamentar a análise.

Resultados: A literatura se apresenta como um meio eficaz de promover a alfabetização crítica, facilitando o diálogo sobre temas geradores e incentivando a reflexão crítica entre os educandos.

Conclusão: O artigo conclui que a literatura, quando usada de acordo com os princípios da pedagogia freireana, pode ser uma ferramenta poderosa para transformar a educação de jovens e adultos, permitindo uma maior interação com temas relevantes e fomentando uma aprendizagem significativa e crítica.

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01660
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Referências

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