Resumo
Objetivo: Explorar o potencial da literatura como ferramenta na alfabetização crítica de jovens e adultos, incorporando uma perspectiva educacional libertária baseada na pedagogia de Paulo Freire.
Método: Realizou-se um ensaio teórico com base em uma pesquisa bibliográfica, selecionando e analisando textos relativos à educação de jovens e adultos e alfabetização crítica. As obras de Paulo Freire e outros textos relevantes sobre literatura e educação foram examinados para fundamentar a análise.
Resultados: A literatura se apresenta como um meio eficaz de promover a alfabetização crítica, facilitando o diálogo sobre temas geradores e incentivando a reflexão crítica entre os educandos.
Conclusão: O artigo conclui que a literatura, quando usada de acordo com os princípios da pedagogia freireana, pode ser uma ferramenta poderosa para transformar a educação de jovens e adultos, permitindo uma maior interação com temas relevantes e fomentando uma aprendizagem significativa e crítica.
Referências
AMADO, Jorge. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das letras, 2009.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 1996.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 52 ed. São Paulo: Cortez, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 74 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 84 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2023.
PERISSÉ, Gabriel. Literatura e educação. Rio de Janeiro: Autêntica, 2014.
SILVA, Paulo Ricardo Moura. Práticas escolares de letramento literário: Sugestões para leitura literária e produção textual. Cidade: Vozes, 2022.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Docent Discunt