Resumo
Objetivo: Investigar as concepções e práticas docentes relacionadas ao Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) em uma escola municipal de Educação Infantil da cidade de São Paulo, com foco na atuação com crianças de 4 a 6 anos, inclusive aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, composta por revisão bibliográfica e levantamento de campo. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado a docentes e gestores, contendo questões objetivas e dissertativas sobre conhecimentos e aplicação do DUA.
Resultados: A análise revelou que, embora o DUA seja mencionado nas formações docentes, ele é aplicado de forma intuitiva e pouco sistematizada. A maioria dos participantes demonstrou conhecimento limitado sobre o conceito e seus princípios. Foram identificados alguns espaços e práticas que se alinham parcialmente ao DUA, como os “cantinhos” nas salas, o uso de multimídia e os espaços externos.
Conclusão: Há carência de formação continuada consistente sobre DUA, o que dificulta sua implementação plena nas práticas pedagógicas da Educação Infantil. Reforça-se a importância de ações formativas sistemáticas, articuladas com o cotidiano escolar e com base teórica sólida, para promover uma educação verdadeiramente inclusiva.
Referências
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