O Desenho Universal para a Aprendizagem nos Espaços da Educação Infantil: Concepções e Práticas dos Professores de uma Escola Municipal de São Paulo
PDF

Palavras-chave

Educação Especial
Transtorno do Espectro Autista
Desenho Universal para a Aprendizagem

Como Citar

MOREIRA, S.; DE CASTRO, R. M. O Desenho Universal para a Aprendizagem nos Espaços da Educação Infantil: Concepções e Práticas dos Professores de uma Escola Municipal de São Paulo. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 6, n. 00, p. e01656, 2025. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v6.n00.pe01656. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1656. Acesso em: 25 ago. 2025.

Resumo

Objetivo: Investigar as concepções e práticas docentes relacionadas ao Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) em uma escola municipal de Educação Infantil da cidade de São Paulo, com foco na atuação com crianças de 4 a 6 anos, inclusive aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, composta por revisão bibliográfica e levantamento de campo. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado a docentes e gestores, contendo questões objetivas e dissertativas sobre conhecimentos e aplicação do DUA.

Resultados: A análise revelou que, embora o DUA seja mencionado nas formações docentes, ele é aplicado de forma intuitiva e pouco sistematizada. A maioria dos participantes demonstrou conhecimento limitado sobre o conceito e seus princípios. Foram identificados alguns espaços e práticas que se alinham parcialmente ao DUA, como os “cantinhos” nas salas, o uso de multimídia e os espaços externos.

Conclusão: Há carência de formação continuada consistente sobre DUA, o que dificulta sua implementação plena nas práticas pedagógicas da Educação Infantil. Reforça-se a importância de ações formativas sistemáticas, articuladas com o cotidiano escolar e com base teórica sólida, para promover uma educação verdadeiramente inclusiva.

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v6.n00.pe01656
PDF

Referências

AUGUSTO, A. P. de O.; OLIVEIRA, A. A. S. de.; FONSECA, K. A. Teoria Histórico-Cultural, Formação de Professores e Deficiência Intelectual: Um estudo bibliográfico. Infor. Inov. Form., Neas-UNESP, São Paulo, v.5, n.1, p. 2-25, 2019. ISSN 2525-3476.

CAST UDL. Learn About Universal Design for Learning (UDL), 2006. Disponível em: http://bookbuilder.cast.org/learn.php. Acesso em: 14/07/2022.

DE CERTEAU, M. A operação histórica. In: LE GOFF, J.; NORA, P. (Org.). História: Novos problemas. 2 ed. Tradução: Theo Santiago. Rio de Janeiro: Francisco Alves,1979. P. 17-48.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

OLIVEIRA, A. A. S. de. Ensino desenvolvimental e deficiência intelectual: rotas em convergência. Cadernos de Pesquisa, São Luiz, v.28, n.4 out./dez., 2021.

OLIVEIRA, K. de Oliveira. VYGOTSK, Aprendizado e desenvolvimento: Um Processo sócio-histórico. Ed. Scipione, 2005.

ZERBATO A. P. M.; Gonçalves E. Desenho Universal para a Aprendizagem como estratégia de Inclusão Escolar. Educação Unisinos, v.22, n.2 abr./jun., 2018.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Docent Discunt

Downloads

Não há dados estatísticos.