“Uma nova repartição cultural” para uma história dos cursos de ensino da pedagogia e de ensino da matemática em malanje, angola

Autores

  • Damião de Almeida Manuel Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências Marília, São Paulo, (Brasil)
  • Rosane Michelli de Castro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências Marília, São Paulo, (Brasil)
  • Elijane dos Santos Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências Marília, São Paulo, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01608

Palavras-chave:

História da educação, Repartição cultural, Pedagogia, Ensino de matemática, Malanje, Angola

Resumo

Objetivo: Este artigo examina o desenvolvimento histórico dos primeiros cursos de licenciatura em Ciências da Educação em Malanje, Angola, de 2011 a 2016, com o objetivo de delinear as escolhas teóricas e metodológicas para a pesquisa histórica em contextos educacionais dentro de um contexto geopolítico específico.

Métodos: A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa através da análise documental e metodologia histórica, incorporando uma ampla gama de fontes, desde artigos de jornal até decretos oficiais. O estudo baseia seu arcabouço teórico no conceito de “Nova Repartição Cultural” de Michel de Certeau, enfatizando o papel da perspectiva do pesquisador na documentação histórica.

Resultados: A análise destacou a criação e evolução dos programas de ensino da pedagogia e matemática na Escola Superior Politécnica de Malanje. Identificou documentos-chave e representações midiáticas que influenciaram a percepção pública e o desenvolvimento de políticas em reformas educacionais.

Conclusões: O estudo sublinha a importância da integração da repartição cultural na historiografia da educação, fornecendo uma compreensão matizada de como as reformas educacionais e os desenvolvimentos de programas são documentados e percebidos. Também aponta o papel significativo das narrativas governamentais e midiáticas na formação de políticas e práticas educacionais.

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Biografia do Autor

Damião de Almeida Manuel, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências Marília, São Paulo, (Brasil)

Doutorando na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências Marília, São Paulo, (Brasil). Professor Assistente Estagiário do Instituto Politécnico de Malanje – IP na Universidade Rainha Njinga a Mbande – URNM, (Angola).

Rosane Michelli de Castro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências Marília, São Paulo, (Brasil)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências Marília, São Paulo, (Brasil). Professora associada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, São Paulo. 

Elijane dos Santos Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências Marília, São Paulo, (Brasil)

Doutoranda na Universidade Estadual Paulista - Unesp Faculdade de Filosofia e Ciências Marília – São Paulo, (Brasil).

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Publicado

2024-10-25

Como Citar

MANUEL, D. de A.; DE CASTRO, R. M.; SILVA, E. dos S. “Uma nova repartição cultural” para uma história dos cursos de ensino da pedagogia e de ensino da matemática em malanje, angola. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 5, n. 00, p. e01608, 2024. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01608. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1608. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos