Educação e disciplina: uma análise comparativa entre as contribuições de Ellen G. White e as de autores contemporâneos

Autores

  • Fernanda Aparecida Loiola Barbosa Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01654

Palavras-chave:

Disciplina, Construção de regras, Autodisciplina

Resumo

Objetivo: Comparar os escritos de Ellen G. White com os de autores contemporâneos a respeito da disciplina nos contextos educacional e familiar, destacando semelhanças e diferenças teóricas.

Método: O estudo utiliza uma abordagem de revisão da literatura comparativa, analisando textos de Ellen G. White e obras de vários autores contemporâneos para discernir temas comuns e visões divergentes sobre disciplina.

Resultados: Os resultados indicam que, embora haja um alinhamento considerável sobre o papel positivo da disciplina no fomento da auto-regulação e desenvolvimento moral, os escritos de Ellen G. White incorporam uma dimensão espiritual que a maioria das teorias contemporâneas não aborda.

Conclusão: As perspectivas de Ellen G. White sobre disciplina são notavelmente contemporâneas, compartilhando muitos princípios com teorias educacionais modernas. Sua contribuição única reside na integração do crescimento espiritual com práticas disciplinares, o que proporciona uma abordagem holística da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Aparecida Loiola Barbosa, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil)

Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, Paraná, (Brasil). Escritora; editora e revisora freelancer; pedagoga pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBPEX). Especialista em Teologia e Estudos Adventistas no Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP.

Referências

AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo?: e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

AQUINO, J. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 14. ed. São Paulo: Summus, 1996.

AQUINO, J. G. Indisciplina: o contraponto das escolas democráticas. São Paulo: Moderna, 2004.

BUEB, B. Elogio à disciplina: um texto polêmico. Porto Alegre: Artmed, 2008.

ESTRELA, M. T. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. 4. ed. Porto: Porto, 2002.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

HICKMANN, R. I. Escola e família: tênues limites da disciplina. In: XAVIER, M. L. (Org.). Disciplina na escola: enfrentamentos e reflexões. Porto Alegre: Mediação, 2002. p. 75-84.

REBELO, R. A. A. Indisciplina escolar: causas e sujeitos. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

VASCONCELLOS, C. S. Indisciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. 17. ed. São Paulo: Libertad, 2009.

VIANNA, I. O. A. A disciplina participativa na escola: um desafio a todos os brasileiros. In: D’ANTOLA, A. (Org.). Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo. São Paulo: EPU, 1989.

WHITE, E. G. Conselhos aos professores, pais e estudantes. 5. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2014a.

WHITE, E. G. Conselhos sobre educação. 3. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2014b.

WHITE, E. G. Educação. 9. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2016a.

WHITE, E. G. Fundamentos da educação cristã. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2016b.

WHITE, E. G. Mensagens aos jovens. 13. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2016c.

WHITE, E. G. Mensagens escolhidas. 3. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2014c. v. 3.

WHITE, E. G. Mente, caráter e personalidade. 2. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2013a. v. 1.

WHITE, E. G. Mente, caráter e personalidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2013b. v. 2.

WHITE, E. G. Orientação da criança. 9. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2015a.

WHITE, E. G. Temperança. 3. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2016d.

WHITE, E. G. Testemunhos para a Igreja. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2015b. v. 3.

WHITE, E. G. Testemunhos seletos. 6. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2010. v. 1.

XAVIER, M. L. Turmas de progressão na escola cidadã. In: XAVIER, M. L. (Org.). Disciplina na escola: enfrentamentos e reflexões. Porto Alegre: Mediação, 2002a. p. 53-62.

XAVIER, M. L. Os incluídos na escola: a negação do processo de disciplinamento. In: XAVIER, M. L. (Org.). Disciplina na escola: enfrentamentos e reflexões. Porto Alegre: Mediação, 2002b. p. 145-157.

XAVIER, M. L; RODRIGUES, M. B. C. Organização escolar, planejamento pedagógico e disciplina. In: XAVIER, M. L. (Org.). Disciplina na escola: enfrentamentos e reflexões. Porto Alegre: Mediação, 2002. p. 33-36.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

BARBOSA, F. A. L. Educação e disciplina: uma análise comparativa entre as contribuições de Ellen G. White e as de autores contemporâneos. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 5, n. 00, p. e01654, 2024. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01654. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1654. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos