Resumo
Objetivo: O objetivo deste estudo é localizar, identificar, reunir, selecionar, sistematizar e analisar aspectos constitutivos da disciplina de Didática no Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério - CEFAM. A pesquisa busca contribuir para a história dessa disciplina e seu impacto na formação de professores no Brasil, especificamente no CEFAM "Prof. Odinir Magnani" em Tupã-SP, das décadas de 1980 a 2000.
Métodos: A pesquisa utilizou metodologias e procedimentos históricos, incluindo a sistematização de materiais documentais diversos. Foram coletados dados e informações de fontes bibliográficas e do corpus documental relacionados à disciplina de Didática no CEFAM em Tupã-SP.
Resultados: Os resultados indicam que a disciplina de Didática no CEFAM teve um papel significativo na formação de professores, enfatizando os conhecimentos técnico-pedagógicos a serem utilizados pelos futuros educadores. O estudo também destacou como a disciplina contribuiu para o desenvolvimento global dos alunos e para a valorização do papel do educador dentro do sistema educacional.
Conclusões: O estudo conclui que a disciplina de Didática no CEFAM de Tupã-SP, durante o período analisado, foi crucial na formação das práticas pedagógicas e nos valores educacionais dos professores. A pesquisa contribui para a compreensão do desenvolvimento histórico da formação de professores no Brasil, particularmente no contexto do CEFAM.
Referências
BRASIL. Lei nº 9394/96, 20 dez. 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, nº 248, 23 dez. 1996.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001.
CANDAU, V. M. (Org.). A Didática em questão. Petrópolis RJ: Vozes, 3ª edição, 1985. CAVALCANTE, M. J. CEFAM: Uma alternativa pedagógica para a formação do professor. São Paulo: Cortez, 1994.
COELHO, S. E. Q. B. Como os alunos vêem a escola? Um estudo do CEFAM. Marília SP, UNESP, 1998. Dissertação de Mestrado.
COMÊNIO, J. A. Didática Magna. Rio de Janeiro, Organização Simões, 1954.
CHERVEL, A. “História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa”. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.
FARIA FILHO, L. M. de. Conhecimento e cultura na escola: uma abordagem histórica. In: DAYRELL, J. (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996, p. 127-193.
FUSARI, J. C., CORTESE, M. P. Formação de Professores a nível de 2º grau. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, nº 68, p. 70 – 80, fevereiro 1989.
GOODSON, I. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas-SP, n. 1, p. 9-43, jan./jun., 2001.
MAGNANI, M. R. M. Em sobressaltos: formação de professora. Campinas: Ed. Unicamp, 1993.
MASETTO, M. T. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1994. – (Coleção aprender e ensinar).
MOURA, M. I. G. L. de. Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM) no Estado de São Paulo: Resgatando sua História e Analisando sua Contribuição. São Paulo: PUC, 1991. Dissertação de Mestrado.
PESSANHA, E. G.; DANIEL, M. E. B.; MENEGAZZO, M. A. “Da história das disciplinas escolares à história da cultura escolar: uma trajetória de pesquisa”. Revista Brasileira de Educação, n. 27, set./out./nov./dez., 2004.
PILETTI, C. Didática Geral. São Paulo: Ed. Ática S.A, 19ª edição, 1995.
TANURI, L. M. Historia da Formação de Professores. Revista Brasileira de Educação, Mai/Jun/Jul/Ago 2000, n° 14, p. 61 – 88. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a05 (acesso em 22/11/2023).

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Docent Discunt